REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo
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Tipo: Dissertação
Título: Formação continuada dos educadores indígenas Tupinikim: uma experiência a ser socializada
Autor(es): Jesus, Nilma do Carmo de
Primeiro Orientador: Ponce, Branca Jurema
Resumo: Esta dissertação teve como seu objeto de estudo o processo de formação continuada dos educadores indígenas Tupinikim das escolas das aldeias de Comboios e Pau-Brasil no município de Aracruz e desenvolveu-se a partir da análise dos gêneros e tipologias textuais (descrição e relato histórico) e da consideração da história do povo Tupinikim. Teve como objetivos: contextualizar o espaço sócio-histórico-cultural da educação escolar indígena no Estado do Espírito Santo; descrever o processo de formação realizada com os educadores indígenas das escolas de Comboios e Pau-Brasil, Aracruz ES e analisar os avanços e impasses dessa formação. Foi feita uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa-ação. A coleta de dados foi realizada no período de 2004 a 2005 no âmbito dos encontros da formação continuada em tela. O referencial teórico construiu-se a partir da psicologia sócio-interacionista, da lingüística textual, da pedagogia dialética e da consideração da história do povo tupinikim. Os resultados consolidam a importância da formação continuada no processo de apropriação dos gêneros e tipologias textuais e dos conteúdos da história na prática pedagógica
Abstract: Cette dissertation a eu comme objet d étude le processus de formation continue des éducateurs indigènes Tupinikim des écoles des villages de Comboios et Pau-Brasil dans la commune d Aracruz et s est développée à partir de l analyse des genres et typologies textuels (description et récit historique) et dans la attention de l histoire du peuple Tupinikim. Elle a eu pour objectifs: contextualiser l espace sócio-historique-culturel de l éducation scolaire indigène dans l état de l Espirito Santo; décrire le processus de formation réalisé avec les éducateurs Tupinikim des écoles de Comboios et Pau- Brasil, Aracruz ES et analyser les améliorations et les difficultés rencontrées. On a fait une recherche bibliographique et une recherche-action. La récolte de données a été réalisée dans la période de 2004 à 2005 dans le cadre des rencontres de formation continue en écran. Le référentiel théorique s est construit à partir de la psychologie sociointeractioniste, de la linguistique textuelle, de la pédagogie dialectique et de la considération de l histoire du peuple Tupinikim. Les résultats consolident l importance de la formation continue dans le processus de l appropriation des genres et typologies textuels et des contenus de l histoire dans la pratique pédagogique
Palavras-chave: formação continuada
descrição
relato histórico
história
educação indígena
formation continue
description
récit historique
histoire
éducation scolaire indigène
Professores indigenas -- Formacao profissional
Educacao continuada
Indios Tupinikin -- Educacao
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Jesus, Nilma do Carmo de. Formação continuada dos educadores indígenas Tupinikim: uma experiência a ser socializada. 2007. 242 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9984
Data do documento: 23-Mai-2007
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