REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/9984
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorJesus, Nilma do Carmo de-
dc.contributor.advisor1Ponce, Branca Jurema-
dc.date.accessioned2016-04-27T14:31:59Z-
dc.date.available2007-07-13-
dc.date.issued2007-05-23-
dc.identifier.citationJesus, Nilma do Carmo de. Formação continuada dos educadores indígenas Tupinikim: uma experiência a ser socializada. 2007. 242 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/9984-
dc.description.resumoEsta dissertação teve como seu objeto de estudo o processo de formação continuada dos educadores indígenas Tupinikim das escolas das aldeias de Comboios e Pau-Brasil no município de Aracruz e desenvolveu-se a partir da análise dos gêneros e tipologias textuais (descrição e relato histórico) e da consideração da história do povo Tupinikim. Teve como objetivos: contextualizar o espaço sócio-histórico-cultural da educação escolar indígena no Estado do Espírito Santo; descrever o processo de formação realizada com os educadores indígenas das escolas de Comboios e Pau-Brasil, Aracruz ES e analisar os avanços e impasses dessa formação. Foi feita uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa-ação. A coleta de dados foi realizada no período de 2004 a 2005 no âmbito dos encontros da formação continuada em tela. O referencial teórico construiu-se a partir da psicologia sócio-interacionista, da lingüística textual, da pedagogia dialética e da consideração da história do povo tupinikim. Os resultados consolidam a importância da formação continuada no processo de apropriação dos gêneros e tipologias textuais e dos conteúdos da história na prática pedagógicapor
dc.description.abstractCette dissertation a eu comme objet d étude le processus de formation continue des éducateurs indigènes Tupinikim des écoles des villages de Comboios et Pau-Brasil dans la commune d Aracruz et s est développée à partir de l analyse des genres et typologies textuels (description et récit historique) et dans la attention de l histoire du peuple Tupinikim. Elle a eu pour objectifs: contextualiser l espace sócio-historique-culturel de l éducation scolaire indigène dans l état de l Espirito Santo; décrire le processus de formation réalisé avec les éducateurs Tupinikim des écoles de Comboios et Pau- Brasil, Aracruz ES et analyser les améliorations et les difficultés rencontrées. On a fait une recherche bibliographique et une recherche-action. La récolte de données a été réalisée dans la période de 2004 à 2005 dans le cadre des rencontres de formation continue en écran. Le référentiel théorique s est construit à partir de la psychologie sociointeractioniste, de la linguistique textuelle, de la pédagogie dialectique et de la considération de l histoire du peuple Tupinikim. Les résultats consolident l importance de la formation continue dans le processus de l appropriation des genres et typologies textuels et des contenus de l histoire dans la pratique pédagogiquefra
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22998/nilma.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectformação continuadapor
dc.subjectdescriçãopor
dc.subjectrelato históricopor
dc.subjecthistóriapor
dc.subjecteducação indígenapor
dc.subjectformation continuefra
dc.subjectdescriptionfra
dc.subjectrécit historiquefra
dc.subjecthistoirefra
dc.subjectéducation scolaire indigènefra
dc.subjectProfessores indigenas -- Formacao profissionalpor
dc.subjectEducacao continuadapor
dc.subjectIndios Tupinikin -- Educacaopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleFormação continuada dos educadores indígenas Tupinikim: uma experiência a ser socializadapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
nilma.pdf2,24 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.