Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/9984
Tipo: | Dissertação |
Título: | Formação continuada dos educadores indígenas Tupinikim: uma experiência a ser socializada |
Autor(es): | Jesus, Nilma do Carmo de |
Primeiro Orientador: | Ponce, Branca Jurema |
Resumo: | Esta dissertação teve como seu objeto de estudo o processo de formação continuada dos educadores indígenas Tupinikim das escolas das aldeias de Comboios e Pau-Brasil no município de Aracruz e desenvolveu-se a partir da análise dos gêneros e tipologias textuais (descrição e relato histórico) e da consideração da história do povo Tupinikim. Teve como objetivos: contextualizar o espaço sócio-histórico-cultural da educação escolar indígena no Estado do Espírito Santo; descrever o processo de formação realizada com os educadores indígenas das escolas de Comboios e Pau-Brasil, Aracruz ES e analisar os avanços e impasses dessa formação. Foi feita uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa-ação. A coleta de dados foi realizada no período de 2004 a 2005 no âmbito dos encontros da formação continuada em tela. O referencial teórico construiu-se a partir da psicologia sócio-interacionista, da lingüística textual, da pedagogia dialética e da consideração da história do povo tupinikim. Os resultados consolidam a importância da formação continuada no processo de apropriação dos gêneros e tipologias textuais e dos conteúdos da história na prática pedagógica |
Abstract: | Cette dissertation a eu comme objet d étude le processus de formation continue des éducateurs indigènes Tupinikim des écoles des villages de Comboios et Pau-Brasil dans la commune d Aracruz et s est développée à partir de l analyse des genres et typologies textuels (description et récit historique) et dans la attention de l histoire du peuple Tupinikim. Elle a eu pour objectifs: contextualiser l espace sócio-historique-culturel de l éducation scolaire indigène dans l état de l Espirito Santo; décrire le processus de formation réalisé avec les éducateurs Tupinikim des écoles de Comboios et Pau- Brasil, Aracruz ES et analyser les améliorations et les difficultés rencontrées. On a fait une recherche bibliographique et une recherche-action. La récolte de données a été réalisée dans la période de 2004 à 2005 dans le cadre des rencontres de formation continue en écran. Le référentiel théorique s est construit à partir de la psychologie sociointeractioniste, de la linguistique textuelle, de la pédagogie dialectique et de la considération de l histoire du peuple Tupinikim. Les résultats consolident l importance de la formation continue dans le processus de l appropriation des genres et typologies textuels et des contenus de l histoire dans la pratique pédagogique |
Palavras-chave: | formação continuada descrição relato histórico história educação indígena formation continue description récit historique histoire éducation scolaire indigène Professores indigenas -- Formacao profissional Educacao continuada Indios Tupinikin -- Educacao |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
Citação: | Jesus, Nilma do Carmo de. Formação continuada dos educadores indígenas Tupinikim: uma experiência a ser socializada. 2007. 242 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9984 |
Data do documento: | 23-Mai-2007 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
nilma.pdf | 2,24 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.