???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9910
Tipo do documento: Dissertação
Título: Contribuição de Paul Ricoeur para a fundamentação o desenvolvimento da pedagogia do texto
Autor: Mateos, Antonio Sanchez
Primeiro orientador: Faundez, Antonio
Resumo: Um dos principais desafios curriculares do século XXI consiste em fundamentar e articular os saberes disciplinares, de forma tal que os seres humanos possam obter melhor conhecimento da realidade e de si mesmos, transmiti-lo às novas gerações e agir para a transformação da mesma. Diante disso, o enfoque da Pedagogia do Texto (PdT) se propõe como um enfoque inovador crítico que procura a apropriação interdisciplinar dos saberes, principalmente por meio de textos como produtos semiotizados do desenvolvimento cultural da humanidade. No entanto, a interpretação científica dos diversos produtos culturais deu origem a diferentes escolas hermenêuticas. Umas pleiteiam a compreensão do texto em relação ao seu contexto, ou à do autor em relação à sua obra, ou à de ambos em relação com a época. Outras questionam a redução da hermenêutica a uma teoria do conhecimento e propõem um fundamento ontológico da mesma. Em diálogo com as diversas tradições, estabelecendo vínculos claros entre vários níveis e campos disciplinares, Ricoeur realizou contribuições significativas para a teoria da compreensão, na qual o texto joga um rol fundamental. Esta situação não tem passado desapercebida a propostas educativas que retomam seu pensamento para fundamentar inovações pedagógicas de acordo com os desafios do contexto e dos avanços epistemológicos das respectivas áreas. Por isso, nesta investigação de caráter monográfico-bibliográfico, dou conta dos seguintes eixos: a) o desenvolvimento histórico da teoria da interpretação como hermenêutica, b) sua concreção em Ricoeur na interpretação dos símbolos, a teoria do texto, a teoria da ação, da história e de si mesmo, e c) a possível contribuição da obra ricoeuriana para a fundamentação e desenvolvimento da PdT
Palavras-chave: Currículo
Pedagogia do texto
Teoria do texto
Curriculum
Hermeneutics
Pedagogy of the Text
Theory of the text
Paul Ricoeur
Ricoeur, Paul -- 1913-2005-- Critica e interpretacao
Hermeneutica
Compreensao
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Mateos, Antonio Sanchez. Contribuição de Paul Ricoeur para a fundamentação o desenvolvimento da pedagogia do texto. 2006. 272 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9910
Data de defesa: 22-Aug-2006
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Antonio Sanchez Mateos.pdf1,36 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.