REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/9910
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMateos, Antonio Sanchez-
dc.contributor.advisor1Faundez, Antonio-
dc.date.accessioned2016-04-27T14:31:47Z-
dc.date.available2007-09-05-
dc.date.issued2006-08-22-
dc.identifier.citationMateos, Antonio Sanchez. Contribuição de Paul Ricoeur para a fundamentação o desenvolvimento da pedagogia do texto. 2006. 272 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/9910-
dc.description.resumoUm dos principais desafios curriculares do século XXI consiste em fundamentar e articular os saberes disciplinares, de forma tal que os seres humanos possam obter melhor conhecimento da realidade e de si mesmos, transmiti-lo às novas gerações e agir para a transformação da mesma. Diante disso, o enfoque da Pedagogia do Texto (PdT) se propõe como um enfoque inovador crítico que procura a apropriação interdisciplinar dos saberes, principalmente por meio de textos como produtos semiotizados do desenvolvimento cultural da humanidade. No entanto, a interpretação científica dos diversos produtos culturais deu origem a diferentes escolas hermenêuticas. Umas pleiteiam a compreensão do texto em relação ao seu contexto, ou à do autor em relação à sua obra, ou à de ambos em relação com a época. Outras questionam a redução da hermenêutica a uma teoria do conhecimento e propõem um fundamento ontológico da mesma. Em diálogo com as diversas tradições, estabelecendo vínculos claros entre vários níveis e campos disciplinares, Ricoeur realizou contribuições significativas para a teoria da compreensão, na qual o texto joga um rol fundamental. Esta situação não tem passado desapercebida a propostas educativas que retomam seu pensamento para fundamentar inovações pedagógicas de acordo com os desafios do contexto e dos avanços epistemológicos das respectivas áreas. Por isso, nesta investigação de caráter monográfico-bibliográfico, dou conta dos seguintes eixos: a) o desenvolvimento histórico da teoria da interpretação como hermenêutica, b) sua concreção em Ricoeur na interpretação dos símbolos, a teoria do texto, a teoria da ação, da história e de si mesmo, e c) a possível contribuição da obra ricoeuriana para a fundamentação e desenvolvimento da PdTpor
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22883/Antonio%20Sanchez%20Mateos.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectPedagogia do textopor
dc.subjectTeoria do textopor
dc.subjectCurriculumeng
dc.subjectHermeneuticseng
dc.subjectPedagogy of the Texteng
dc.subjectTheory of the texteng
dc.subjectPaul Ricoeureng
dc.subjectRicoeur, Paul -- 1913-2005-- Critica e interpretacaopor
dc.subjectHermeneuticapor
dc.subjectCompreensaopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleContribuição de Paul Ricoeur para a fundamentação o desenvolvimento da pedagogia do textopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Antonio Sanchez Mateos.pdf1,36 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.