REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Direito
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Tipo: Dissertação
Título: Marcas em semiótica: secondary meaning, vulgarização e teoria da distância
Autor(es): Schmidt, Lélio Denicoli
Primeiro Orientador: Gusmão, José Roberto d'Affonseca
Resumo: As marcas podem sofrer alterações na forma como são percebidas. O secondary meaning permite que um signo comum se torne uma marca, quando tiver adquirido distintividade por meio do uso. O inverso também ocorre: as marcas podem se degenerar e se transformar no nome comum do produto ou serviço. Em tais casos há um conflito entre o uso exclusivo da marca e o livre uso das palavras comuns do idioma. A análise do contexto em que o signo está inserido é bastante importante para a solução dos conflitos ligados ao secondary meaning e à vulgarização. O contexto também é relevante para a aplicação da teoria da distância, que avalia a colidência entre duas marcas pelo grau de distinção que ambas guardam em relação aos demais signos preexistentes em seu ramo de atividade. O objetivo da presente dissertação é estudar estes fenômenos e as normas que os disciplinam. O método seguido nesta dissertação conjuga as noções tradicionais da Propriedade Intelectual com as concepções da Semiótica de PEIRCE, SAUSSURE e seus seguidores. A conclusão final demonstra a grande utilidade desta abordagem multidisciplinar para a melhor compreensão e solução de tais questões
Abstract: The way the trademarks are perceived may change. The secondary meaning allows a common sign to become a trademark, whenever it has acquired distinctiveness through use. The opposite also occurs: distinctive trademarks may degenerate and become the common name of the product or service. In such cases the exclusive use of the trademark conflicts the free use of the common words of the language. The analysis of the context that surrounds the sign is very important to the solution of the conflicts related to the secondary meaning and the degeneration of trademarks. The context is also relevant to the application of the theory of distance, which assesses the likelihood of confusion between two trademarks by the level of distinctiveness that they observe to the other previous signs of their field of activity. The objective of this dissertation is to study such phenomena and the rules that govern them. The method followed in this dissertation combines the traditional notions of Intellectual Property with the semiotic lessons of PEIRCE, SAUSSURE and their followers. The final conclusion shows the great utility of such multilateral approach to the comprehension and solution of such issues
Palavras-chave: Propriedade intelectual
Marcas
Vulgarização
Teoria da distância
Intellectual property
Trademarks
Secondary meaning
Degeneration
Theory of distance
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO COMERCIAL
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Direito
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Direito
Citação: Schmidt, Lélio Denicoli. Marcas em semiótica: secondary meaning, vulgarização e teoria da distância. 2011. 280 f. Dissertação (Mestrado em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/5506
Data do documento: 14-Mar-2011
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