REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação
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Tipo: Tese
Título: A formação em Psicologia para o compromisso social: um estudo de cursos em São Paulo
Autor(es): Rechtman, Raizel
Primeiro Orientador: Bock, Ana Mercês Bahia
Resumo: O início da história da Psicologia brasileira foi marcado por um compromisso com as elites e com práticas excludentes e patologizantes. É a partir da constituição de um projeto profissional de compromisso social que essa realidade começa a se modificar. Com o objetivo de contribuir para o avanço desse novo projeto da Psicologia, esta pesquisa buscou compreender como formamos psicólogas/os comprometidas/os socialmente. Para tanto, foram realizadas entrevistas em grupo com alunas/os do último ano do curso de Psicologia de duas Instituições de Ensino Superior (IES) situadas na cidade de São Paulo (SP). O roteiro das entrevistas foi elaborado a partir dos campos de expressão do compromisso social desenvolvidos por Santos (2017). Como resultados, identificamos diferentes recursos formativos que explicitam os campos de expressão do compromisso social, destacando-se os estágios, a relação com professoras/es e a coordenação dos cursos, assim como as atividades extracurriculares. Por fim, para além da descrição dos recursos formativos, desenvolvemos quatro dimensões orientativas para uma formação em Psicologia voltada ao compromisso social (Garantia da Práxis, Noção crítica da constituição do sujeito, Cuidado das práticas pedagógicas e Compreensão da Psicologia como Ciência-Profissão) com o objetivo de produzir referências e divulgar possibilidades de práticas formativas que auxiliem a construção de uma formação em Psicologia para o projeto profissional do compromisso social
Abstract: The beginning of the history of Psychology in Brazil was marked by a commitment to the elites and to exclusionary and pathologizing practices. It was only after the constitution of a professional project of social commitment that this reality began to change. From its objective to contribute to the advance of this new project in Psychology, this research sought to understand how we form socially committed psychologists. To this end, group interviews were conducted with students attending the last year of the Psychology course of two higher education institutions located in the city of São Paulo (SP). For these interviews, a script was elaborated from the fields of expression of social commitment developed by Santos (2017). We identified different resources that help the training for the social commitment professional project in Psychology, particularly the internships, the relationship with teachers and course directors, and extracurricular activities. Beyond the description of formative resources, we developed four guiding dimensions for a Psychology training focused on social commitment (Guarantee of Praxis, Critical notion of the constitution of the subject, Care of pedagogical practices and Understanding of Psychology as a Science-Profession), with the goal of producing references and disseminating possibilities of formative practices towards a profession committed to the Brazilian reality
Palavras-chave: Psicologia - Aspectos sociais
Psicologia social
Psicólogos - Formação profissional
Psychology - Social aspects
Social psychology
Psychologists - Occupational training
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Citação: Rechtman, Raizel. A formação em Psicologia para o compromisso social: um estudo de cursos em São Paulo. 2019. 211 f. Tese (Doutorado em Educação: Psicologia da Educação) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/22983
Data do documento: 17-Dez-2019
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