Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/16356
Tipo: | Dissertação |
Título: | Reflexões sobre a universidade: seu projeto na fala do aluno e do profissional |
Autor(es): | Gianfaldoni, Mônica Helena Tieppo Alves |
Primeiro Orientador: | Moroz, Melania |
Resumo: | Inserindo-se a análise na perspectiva histórica de formação das instituições de ensino superior no Brasil, o objetivo deste trabalho foi compreender o projeto atribuído à universidade, focalizando avaliações que graduados e graduandos fazem dela. Alunos ingressantes no Curso de Fonoaudiologia em 1990, 1992 e 1996 foram os sujeitos. Inicialmente, coletando dados por meio de questionários, propostos em pelo menos duas ocasiões diferentes, os graduandos comentavam suas impressões, expectativas, experiências mais positivas e experiências mais negativas. Posteriormente foram entrevistados cinco profissionais (dois ex-graduandos da turma de 90 e três exgraduandos da turma de 92) com o objetivo de aprofundar tópicos que a análise dos questionários revelou como emergentes. Os resultados pontuam que as avaliações que alunos fazem da universidade trazem semprea marca da perspectiva de melhor profissionalização, entendida de forma estreita, e a varorizaçãode aspectos pessoais em detrimento dos acadêmicos. Os profissionais continuam avaliando a universidade pelo olhar do mercado de trabalho e suas determinações, entendendo-a como uma instituição submissa a critérios exteriores a ela, ao invés de percebê-la como, no mínimo semente de questionamentos de nossa sociedade. Nas conclusões aponta-se para a distorção do papel da universidade. Ao invés de se privilegiara construção de conhecimento inserida numa perspectiva de desenvolvimento da cidadania para a maioria da população, o critério é a inserção no mercado de trabalho, de forma acrítica, aceitando-se passivamente suas regras, fato que se tomou uma realidade,das mais problemáticas, e produto do neoliberalismo |
Palavras-chave: | Pontificia Universidade Catolica de Sao Paulo -- Avaliacao Dissertacoes academicas -- Historia -- Brasil Ensino superior Insercao no mercado de trabalho Profissionalismo Vida universitaria |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Psicologia |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação |
Citação: | Gianfaldoni, Mônica Helena Tieppo Alves. Reflexões sobre a universidade: seu projeto na fala do aluno e do profissional. 1997. 262 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1997. |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16356 |
Data do documento: | 30-Nov-1997 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monica Helena Tieppo Alves Gianfaldoni.pdf Restricted Access | 27,81 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.