REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/16356
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGianfaldoni, Mônica Helena Tieppo Alves-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708789U4por
dc.contributor.advisor1Moroz, Melania-
dc.date.accessioned2016-04-28T20:57:23Z-
dc.date.available2008-05-19-
dc.date.issued1997-11-30-
dc.identifier.citationGianfaldoni, Mônica Helena Tieppo Alves. Reflexões sobre a universidade: seu projeto na fala do aluno e do profissional. 1997. 262 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1997.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/16356-
dc.description.resumoInserindo-se a análise na perspectiva histórica de formação das instituições de ensino superior no Brasil, o objetivo deste trabalho foi compreender o projeto atribuído à universidade, focalizando avaliações que graduados e graduandos fazem dela. Alunos ingressantes no Curso de Fonoaudiologia em 1990, 1992 e 1996 foram os sujeitos. Inicialmente, coletando dados por meio de questionários, propostos em pelo menos duas ocasiões diferentes, os graduandos comentavam suas impressões, expectativas, experiências mais positivas e experiências mais negativas. Posteriormente foram entrevistados cinco profissionais (dois ex-graduandos da turma de 90 e três exgraduandos da turma de 92) com o objetivo de aprofundar tópicos que a análise dos questionários revelou como emergentes. Os resultados pontuam que as avaliações que alunos fazem da universidade trazem semprea marca da perspectiva de melhor profissionalização, entendida de forma estreita, e a varorizaçãode aspectos pessoais em detrimento dos acadêmicos. Os profissionais continuam avaliando a universidade pelo olhar do mercado de trabalho e suas determinações, entendendo-a como uma instituição submissa a critérios exteriores a ela, ao invés de percebê-la como, no mínimo semente de questionamentos de nossa sociedade. Nas conclusões aponta-se para a distorção do papel da universidade. Ao invés de se privilegiara construção de conhecimento inserida numa perspectiva de desenvolvimento da cidadania para a maioria da população, o critério é a inserção no mercado de trabalho, de forma acrítica, aceitando-se passivamente suas regras, fato que se tomou uma realidade,das mais problemáticas, e produto do neoliberalismopor
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/32562/Monica%20Helena%20Tieppo%20Alves%20Gianfaldoni.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentPsicologiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educaçãopor
dc.rightsAcesso Restritopor
dc.subjectPontificia Universidade Catolica de Sao Paulo -- Avaliacaopor
dc.subjectDissertacoes academicas -- Historia -- Brasilpor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectInsercao no mercado de trabalhopor
dc.subjectProfissionalismopor
dc.subjectVida universitariapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALpor
dc.titleReflexões sobre a universidade: seu projeto na fala do aluno e do profissionalpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monica Helena Tieppo Alves Gianfaldoni.pdf
  Restricted Access
27,81 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.