Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/16356
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Gianfaldoni, Mônica Helena Tieppo Alves | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708789U4 | por |
dc.contributor.advisor1 | Moroz, Melania | - |
dc.date.accessioned | 2016-04-28T20:57:23Z | - |
dc.date.available | 2008-05-19 | - |
dc.date.issued | 1997-11-30 | - |
dc.identifier.citation | Gianfaldoni, Mônica Helena Tieppo Alves. Reflexões sobre a universidade: seu projeto na fala do aluno e do profissional. 1997. 262 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1997. | por |
dc.identifier.uri | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16356 | - |
dc.description.resumo | Inserindo-se a análise na perspectiva histórica de formação das instituições de ensino superior no Brasil, o objetivo deste trabalho foi compreender o projeto atribuído à universidade, focalizando avaliações que graduados e graduandos fazem dela. Alunos ingressantes no Curso de Fonoaudiologia em 1990, 1992 e 1996 foram os sujeitos. Inicialmente, coletando dados por meio de questionários, propostos em pelo menos duas ocasiões diferentes, os graduandos comentavam suas impressões, expectativas, experiências mais positivas e experiências mais negativas. Posteriormente foram entrevistados cinco profissionais (dois ex-graduandos da turma de 90 e três exgraduandos da turma de 92) com o objetivo de aprofundar tópicos que a análise dos questionários revelou como emergentes. Os resultados pontuam que as avaliações que alunos fazem da universidade trazem semprea marca da perspectiva de melhor profissionalização, entendida de forma estreita, e a varorizaçãode aspectos pessoais em detrimento dos acadêmicos. Os profissionais continuam avaliando a universidade pelo olhar do mercado de trabalho e suas determinações, entendendo-a como uma instituição submissa a critérios exteriores a ela, ao invés de percebê-la como, no mínimo semente de questionamentos de nossa sociedade. Nas conclusões aponta-se para a distorção do papel da universidade. Ao invés de se privilegiara construção de conhecimento inserida numa perspectiva de desenvolvimento da cidadania para a maioria da população, o critério é a inserção no mercado de trabalho, de forma acrítica, aceitando-se passivamente suas regras, fato que se tomou uma realidade,das mais problemáticas, e produto do neoliberalismo | por |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/32562/Monica%20Helena%20Tieppo%20Alves%20Gianfaldoni.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | por |
dc.publisher.department | Psicologia | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUC-SP | por |
dc.publisher.program | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação | por |
dc.rights | Acesso Restrito | por |
dc.subject | Pontificia Universidade Catolica de Sao Paulo -- Avaliacao | por |
dc.subject | Dissertacoes academicas -- Historia -- Brasil | por |
dc.subject | Ensino superior | por |
dc.subject | Insercao no mercado de trabalho | por |
dc.subject | Profissionalismo | por |
dc.subject | Vida universitaria | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL | por |
dc.title | Reflexões sobre a universidade: seu projeto na fala do aluno e do profissional | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monica Helena Tieppo Alves Gianfaldoni.pdf Restricted Access | 27,81 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.