Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/13719| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Quem é o professor de língua inglesa da UEMS? |
| Título(s) alternativo(s): | Who is the English language teacher of UEMS? |
| Autor(es): | Matos, Mônica Aparecida |
| Primeiro Orientador: | Silva, Maria Cecília Pérez de Souza e |
| Resumo: | O presente trabalho busca analisar os objetivos, as ementas e a matriz curricular do Projeto Político Pedagógico (PPP 2009-2013) do Curso de Letras Licenciatura Português//Inglês e suas respectivas Literaturas da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul -UEMS, à luz dos princípios que norteiam o projeto pedagógico, uma vez que está atrelado a um processo de formação docente de um curso de Licenciatura. Os pressupostos teóricos utilizados para as análises se pautam na Análise do Discurso e permeiam através dos conceitos de Maingueneau (2001/2013, 2008, 2010). Com este intuito, o corpus da pesquisa delimita-se nos objetivos do curso, nas ementas, bem como seus objetivos e o programa das disciplinas oferecidas (matriz curricular) relevantes para a formação do professor de Língua Inglesa. Assim, todo encaminhamento se dá no sentido de responder à questão que norteia essa pesquisa: Quem é o professor de Língua Inglesa da UEMS Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul? . Com efeito, para dar conta de atingir o objetivo proposto, desenvolveu-se uma abordagem metodológica qualitativo-descritiva bem como uma análise enunciativa-discursiva |
| Abstract: | This paper analyzes the goals, the menus and the curriculum of Pedagogical Political Project (PPP 2009-2013) Letters Course - Portuguese and English and its Literatures from the State University of Mato Grosso do Sul -UEMS in the light of the principles that guides the educational project, since it is coupled to a teacher training process of Degree. The theoretical assumptions used for the analyzes are guided in Analysis of speech and permeates through Maingueneau s concepts (2001/2013, 2008, 2010). For that, the corpus of research is delimited in the course objectives, in the menu, as well objectives and the program of courses offered (curriculum) relevant for English Language Teacher s formation. So all routing occurs in order to answer the question that guides this research: "Who is the English Language teacher of State University of Mato Grosso do Sul?". In order to achieve that purpose, it was developed a qualitative descriptive methodological approach as well as a discursive analysis |
| Palavras-chave: | Projeto Político Pedagógico Análise do discurso Professor de Língua Inglesa Pedagogical political project Analysis of speech English language teacher |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
| Idioma: | por |
| País: | BR |
| Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
| Sigla da Instituição: | PUC-SP |
| metadata.dc.publisher.department: | Lingüística |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem |
| Citação: | Matos, Mônica Aparecida. Who is the English language teacher of UEMS?. 2015. 88 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13719 |
| Data do documento: | 28-Jan-2015 |
| Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monica Aparecida Matos.pdf | 1,53 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

