REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
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Tipo: Dissertação
Título: Políticas públicas de avaliação: análise crítica do modelo e perspectiva das associações repersentativas das instituições de ensino superior no Brasil
Título(s) alternativo(s): Public policies for evaluation: the perspective of the representatives of Institutes og Higher Education associations in Brazil
Autor(es): Galindo, Rodrigo Calvo
Primeiro Orientador: Cappelletti, Isabel Franchi
Resumo: Este estudo tem como objetivo geral identificar a perspectiva dos gestores das associações representativas das instituições de ensino superior brasileiro quanto às políticas públicas de avaliação na escola de nível superior no Brasil e a partir dessa perspectiva realizar a análise crítica do modelo de avaliação oficial implementado pelo Ministério da Educação Além dos gestores das associações representativas das instituições de ensino superior o trabalho buscou captar também a percepção de membros do Conselho Nacional de Educação agentes importantes no processo de construção das políticas públicas de avaliação Ao percorrer esse caminho foram encontrados subsídios que permitiram uma análise crítica dos modelos de avaliação implementados desde a segunda metade da década de noventa até o modelo atualmente em vigor A opção pela pesquisa qualitativa por meio de entrevistas e análise documental forneceu elementos que contrapostos à teoria culminaram com um posicionamento crítico frente à temática das políticas públicas de avaliação
Abstract: The present study aims at identifying the perspective of the Representatives of Institutes of Higher Education Associations on the public policies adopted for the evaluation of the level of education at Universities and Institutes of Higher Education in Brazil and from that perspective critically analyze the official evaluation models implemented by the Ministry of Education Besides the perception of the managers of the associations of Institutes of Higher Education the present research has also sought that of the members of the Education National Council as they are important agents in the creative process of public policies for this evaluation By doing so consistent data was found to allow for a critical analysis of the evaluation models implemented since the second half of the nineties to those in use at present The choice of the qualitative research carried out in the form of interviews and documentation analysis has provided elements which confronted with the theory resulted in a critical attitude towards the theme of public policies for evaluation
Palavras-chave: Educação
Currículo
Avaliação
Education
Curriculum
Evaluation
Public policies.
Ensino superior - Avaliação - Brasil
Políticas públicas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Galindo, Rodrigo Calvo. Políticas públicas de avaliação: análise crítica do modelo e perspectiva das associações repersentativas das instituições de ensino superior no Brasil. 2005. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9988
Data do documento: 28-Abr-2005
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