???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9951
Tipo do documento: Dissertação
Título: Sala de apoio pedagógico: os sentidos e significados construidos no Município de Barueri - SP
Autor: Escabora, Carina
Primeiro orientador: Alonso, Myrtes
Resumo: Este trabalho pretende estudar os sentidos e significados da Sala de Apoio Pedagógico (SAP), no município de Barueri/ São Paulo, no período de 2002 a 2004, na visão dos professores que desempenharam a função docente neste projeto. Sendo assim, procurouse compreender como este foi definido em Barueri e como foi conduzida sua implementação nas escolas. Propõe-se a investigar também as maiores dificuldades enfrentadas e os resultados obtidos com o desenvolvimento deste projeto. Trata-se de um estudo exploratório, que se enquadra nas pesquisas qualitativas, tendo como sujeitos os professores que atuaram na SAP e a equipe multidisciplinar (especialistas). Para a realização desta pesquisa, utilizamos como recurso as entrevistas semi-estruturadas, questionários de perguntas abertas e observações empíricas. Os dados coletados foram organizados em tabelas No que se referem às entrevistas, as tabelas tiveram suas células divididas em PI e PII, demonstrando as respostas obtidas pelas professoras da primeira ou segunda fase do projeto. Os resultados evidenciaram que as professoras que atuaram na primeira fase, estavam mais preparadas para o atendimento às diferenças e dificuldades de aprendizagem compreendendo melhor o projeto, enquanto que as professoras da segunda etapa assumiram a função sem ter conhecimentos para isso. Também ficou evidente que estas professoras perceberam o serviço de apoio como mais um momento de formação, e ofereceram aos alunos um atendimento que se assemelharam aos projetos de reforço. Este trabalho desvela a necessidade de aprimoramento e mudança do projeto e anuncia novas medidas tomadas pelo município para um atendimento às dificuldades de aprendizagem
Abstract: The aim of this work is to study the meanings and senses of Sala de Apoio Pedagógico in Barueri town in São Paulo state during the years 2002 to 2004, on teacher s perspective. Thus, it was tried to understand how SAP project was defined in Barueri and how its implementation was conducted at schools. It is proposed to investigate major faced difficulties and the results of the project. It deals with an exploratory study that fits in qualitative researches, having as subject teachers that worked in SAP and multidisciplinary teams (specialists). To the accomplishment of this research, we used as resource semistructural interviews, open questions questionnaire and empirical observations. The collected data were organized on table structures to make them clearer. In interviews case, the tables had their cells split in PI and PII, showing the responses of the teachers in the first and second phase, respectively. The results evidenced that the teachers that worked on first phase, were better prepared for the support of learning differences and difficulties better understanding the project, while teachers of second phase had exerted the functions without having the knowledge for it. It also became clear that these teachers felt the support service as another formation moment, and offered reinforcement project attendance like to the students. This work reveals the improvement and change needs and announces new actions that were took by the city to support learning differences and difficulties
Palavras-chave: Sala de Apoio Pedagógico
Dificuldades de Aprendizagem e Formação de Educadores
Pedagogic support room (Sala de Apoio Pedagógico traduzido)
learning difficulties and teachers formation
Escolas -- Organizacao e administracao
Aprendizagem
Professores -- Formacao profissional
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Escabora, Carina. Sala de apoio pedagógico: os sentidos e significados construidos no Município de Barueri - SP. 2006. 195 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9951
Data de defesa: 17-Oct-2006
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CED - Carina Escabora.pdf7,23 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.