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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9863
Tipo do documento: Tese
Título: A docência em fisioterapia: uma formação em construção
Título(s) alternativo(s): The process involved in the training of an academic professor in the area of physical therapy
Autor: Rebellato, Crestine
Primeiro orientador: Masetto, Marcos Tarciso
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi verificar como tem ocorrido o processo de formação docente do professor de Fisioterapia. Diversos aspectos do objeto de estudo foram investigados através da pesquisa qualitativa. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado uma entrevista semi-estruturada e participativa com questões abertas, que permitiu obter uma visão sobre o objeto de investigação. Tal investigação procurou sintonizar, além dos objetivos específicos do referido curso, o contexto econômico, político e social, que condiciona o trabalho do fisioterapeuta e o exercício docente no ensino superior. Foram considerados, também, contrapontos existentes entre a Legislação vigente que, muitas vezes, impõe limites a certas dimensões da atuação do fisioterapeuta docente e a formação continuada, entendida como um mecanismo de permanente capacitação, destinada ao professor, um profissional da articulação do processo ensino-aprendizagem. A pesquisa ouviu doze professores do ensino superior da área de Saúde sobre sua prática pedagógica cotidiana, visando encontrar eventuais marcas distintivas de seu trabalho, como aspectos importantes para o exercício da docência adquiridos na graduação; concepção de docência no ensino superior; interferências relevantes que motivaram esse entendimento; contribuição da Especialização, Mestrado e/ou Doutorado para a formação e ação docente; influências de experiências docentes na formação do profissional de ensino superior; estratégias pedagógicas e níveis de formação que melhor preparam o docente de Fisioterapia. A análise dos dados obtidos nas entrevistas revelou como interferência principal, no exercício da docência do ensino superior, a falta de qualificação pedagógica do docente, fator que parece ter imposto limites à superação da prática tradicional. Também o pouco estímulo à pesquisa e à participação em projetos são apontados como fatores de resistência ao ensino que propõe o acesso a todas as dimensões do ser humano. De outro lado, a entrevista sinalizou a importância da pós-graduação, bem como a validade da experiência profissional para a formação continuada no ensino superior. Esse quadro forneceu dados suficientes para idealizar as seguintes propostas de mudanças: para o nível da graduação, uma reconsideração dos conteúdos referentes aos parâmetros curriculares, que envolvam problemas relativos ao processo ensino-aprendizagem na área de Fisioterapia, otimizando o processo de formação do fisioterapeuta também para a docência; para o nível de pós-graduação, projetos de especialização, mestrado e doutorado, voltados para a docência no ensino superior, na área da Fisioterapia, além de incentivo a pesquisa e otimização das publicações na área; implementação de cursos diferenciados para formação continuada, que contemplem a Metodologia e Prática de Ensino da Fisioterapia, sobretudo, promoção da interação entre pesquisadores e produções relativas à formação de professores em Fisioterapia
Abstract: The objective of this thesis dissertation was to determine the process needed to train someone to become an academic professor in the area of Physical Therapy. To achieve this, many different aspects were investigated through the use of qualitative research. Initially, data was collected using an interview process that utilized open ended questions to gain a better understanding of the objectives used. In addition, this research project tried to obtain besides the goals stated, a better felling for the political and social issues that are faced by the physical therapist when involved with teaching in the academic setting. Furthermore, it was also considered, the current legislation that sometimes imposed certain limitations to the physical therapist professionals that are involved in higher education teaching. To achieve this, twelve professionals involved with teaching health care workers at the post-graduate level were interviewed. The views of these professionals, regarding their needs for optimal every-day teaching was taking in consideration. It was also necessary to obtain data about their routine work, and what else is needed to accomplish their goals of teaching graduate students at both master and doctorate levels. Analysis of the data obtained revealed that the major interference with the teaching at the post-graduate level is the lack of adequate qualifications by the teachers. This is a major issue to overcome and to obtain better results in the future. In addition, the lack of opportunities to participate and pursue academic research is a major obstacle that teachers are faced at the post-graduate level. On the other hand, this interview process indicated that the importance for teachers that are teaching at a higher level is to pursue higher levels of education and training. In addition, this research project obtained enough data to propose some changes at the post-graduate teaching level and also to make changes in the existing curriculum. To accomplish this, changes at both, reference materials and the existing curriculum, are much needed to offer a better environment of learning for graduate students of both master and doctorate level in Physical Therapy. These changes will also provide a better environment for the graduate student to become involved and pursue a career in academia. Research projects utilizing projects that have focus on teaching at both master and doctorate level, published studies, and implementation of new courses that are in line with the current best practices of Physical Therapy are much needed to obtain a higher level of education. Together, these changes will bring a more interactive and productive environment between faculty and students of the Physical Therapy discipline
Palavras-chave: Docência
Formação de professores
Ensino superior
Curso de fisioterapia
Professores de fisioterapia Formação profissional
Teaching
Teaching training
Higher education
Physical therapy curriculum
Physical therapy professors - Professional training
Fisioterapia -- Estudo e ensino
Professores -- Formacao profissional
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Rebellato, Crestine. A docência em fisioterapia: uma formação em construção. 2006. 111 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9863
Data de defesa: 27-Mar-2006
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

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