REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/9826
Tipo: Tese
Título: O currículo em escolas quilombolas do Paraná: a possibilidade de um modo de ser, ver e dialogar com o mundo
Autor(es): Ferreira, Antônio
Primeiro Orientador: Casali, Alipio
Resumo: A presente Tese em por objetivo investigar de que maneira a escola traduz as concepções de mundo das comunidades quilombolas para o currículo escolar. A relevância social desse trabalho advém por entender que somos o país da diversidade étnica/cultural, entretanto, existe uma parcela da população brasileira, cuja realidade social ainda é, em parte, historicamente invisível aos olhos dos gestores públicos, bem como da academia. A hipótese que se examina aqui é a de que o currículo nessas escolas quilombolas do Paraná sufoca a voz dos sujeitos quilombolas, torna folclóricos seus saberes tradicionais, ignora a dinâmica social destas comunidades. A pesquisa contou com três etapas investigativas fundamentais para focalizar o olhar do pesquisador acerca do problema definido, quais sejam: documental, bibliográfica e de campo. No exercício metodológico fez-se opção pelo método etnográfico de cunho qualitativo, escolha realizada a fim de que o trabalho descritivo e analítico possibilitasse identificar as causas que provocam o ocultamento dos saberes quilombolas no currículo escolar. Os aportes teóricos que fundamentam a presente Tese foram buscados em ARRUTI, BHABHA, GEERTZ, HALL, SACRISTÁN, SANTOMÉ, MUNANGA, entre outros, que nos permitiram entrar em campo e conhecer de que maneira os saberes tradicionais quilombolas são contemplados no currículo escolar. Os resultados obtidos indicam a possibilidade de afirmar que, o currículo das duas escolas quilombolas pesquisadas sufoca a voz dos sujeitos quilombolas, torna folclóricos seus saberes tradicionais, ignora a dinâmica social destas comunidades. E revelam na percepção das lideranças quilombolas o sentimento de que a escola quilombola pertence à comunidade quilombola
Abstract: This thesis aims to investigate how the school reflects the worldviews of Quilombola s communities into the school curriculum. The social relevance of this work comes from the understanding that we are the country of ethnic and cultural diversity. However, there is a portion of the population whose social reality is still partly historically invisible to policy makers and Academia. The hypothesis that is examined here is that the curriculum in these Quilombolas schools in Paraná represses the voice of the Quilombola s people, makes their traditional knowledge a folklore and ignores the social dynamics of these communities. The survey had three main investigative steps to focus the view of the researcher about the defined problem: documentary, bibliographical and fieldwork. This does not mean that they were made sequentially and in a stratified way but simultaneously, as the object of study is revealed in its totality and complexity, requiring from the researcher a careful and systematic look. The methodological work was the ethnographic qualitative study in order to choose the descriptive and analytical work, so that it was possible to identify the causes that lead to the hiding of Quilombola s knowledge in the school curriculum. The theoretical bases for this dissertation were sought at Arruti, Bhabha GEERTZ, HALL, SACRISTÁN, Santomè, Munanga, among others, that allowed us to study the field and analyze how the traditional knowledge of Quilombola s community is included in the school curriculum. The results indicate that the curriculum of the two Quilombola s schools surveyed represses the voice of Quilombola s people, makes their traditional knowledge a folklore, ignores the social dynamics of these communities and reveals the perception of Quilombola s leaders that the Quilombola s school belongs to the Quilombola s community
Palavras-chave: Quilombo
Cultura
Saberes tradicionais
Curriculum
Culture
Traditional knowledge
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Ferreira, Antônio. O currículo em escolas quilombolas do Paraná: a possibilidade de um modo de ser, ver e dialogar com o mundo. 2014. 158 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9826
Data do documento: 15-Dez-2014
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Antonio Ferreira.pdf1,02 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.