Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/9728
Tipo: | Tese |
Título: | A solidariedade como prática curricular educativa |
Título(s) alternativo(s): | Solidarity as a curriculum educative practice |
Autor(es): | Mori, Katia Regina Gonçalves |
Primeiro Orientador: | Casali, Alipio |
Resumo: | Esta pesquisa analisa a solidariedade como prática curricular educativa e tem como objetivo compreender, por um lado, em que medida a solidariedade pode ser inerente às práticas curriculares e quais são as atividades que mediatizam a sua aprendizagem; por outro, contribuir para o debate acerca da qualidade da educação uma vez que ultimamente tem-se compreendido de maneira dicotomizada o conhecimento cognitivo e a formação para a cidadania. O referencial teórico está aportado, sobretudo, nos conceitos de alteridade (Lévinas), ética (Dussel), compromisso político (Freire) e conhecimento emancipação (Santos). O universo da pesquisa está circunscrito a quatro escolas do Estado de São Paulo, com representatividade das principais redes de ensino (rede pública estadual e municipal, escola particular e profissionalizante). Trata-se de uma pesquisa de análise qualitativa, cujos dados foram obtidos mediante questionários e entrevistas semi-estruturadas. Participaram, como sujeitos da pesquisa, coordenadores pedagógicos, professores e comunidades atendidas pelos projetos solidários desenvolvidos pelas escolas participantes. Esta pesquisa permitiu constatar que existe diferença tanto na compreensão quanto no desenvolvimento de práticas pedagógicas que visam ensinar solidariedade, fato este que sugeriu o desenvolvimento e a proposição de uma tipologia específica do conceito para o campo da educação, a saber: solidariedade curricular assistencialista; discursiva; funcionalista-participativa; e crítica-emancipadora. Esta tese visa contribuir para o debate acerca da qualidade da educação pensada pela perspectiva da solidariedade enquanto conhecimento e valor fundamental para a constituição de uma sociedade que se queira plural e justa |
Abstract: | This research analyzes solidarity as a curricular practice and aims to understand two particular points. First, the extent to which solidarity should be inherent to curricular practices and which are the activities that emphasize its teaching process. Secondly it seeks to contribute to the debate about the quality in education, which lately has been understood under two dichotomized functions: cognitive knowledge and preparing for citizenship. This is a research on qualitative analysis field and its theoretical framework is based upon the concepts of otherness (Levinas), ethics (Dussel), political commitment (Freire) and knowledge emancipation (Santos). The research took place in four schools of São Paulo metropolitan area, which represent the most important school systems (public, private and vocational schools). For data collection a questionnaire and semi-structured interviews were undertaken whose results were recorded and transcribed. The research informants were, educational coordinators, teachers and people from the community attended by schools under solidarity projects. This research allowed to realize that there is much variety in understanding how to develop pedagogical practices of solidarity, and this fact led to the development of a specific typology of solidarity practices in education: assistencialist; discursive; functional-participative; critical-emancipatory. This thesis seeks to contribute to the debate about the quality of education designed from the perspective of knowledge and solidarity as a fundamental value for the constitution of a society which wants to be plural and fair |
Palavras-chave: | Currículo Solidariedade Voluntariado educativo Ética Qualidade da educação Curriculum Solidarity Service-learning Ethics Quality of education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
Citação: | Mori, Katia Regina Gonçalves. A solidariedade como prática curricular educativa. 2013. 227 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9728 |
Data do documento: | 14-Ago-2013 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Katia Regina Goncalves Mori.pdf | 1,58 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.