REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/9622
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCondini, Martinho-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771628P7por
dc.contributor.advisor1Casali, Alipio-
dc.date.accessioned2016-04-27T14:30:50Z-
dc.date.available2014-02-06-
dc.date.issued2011-10-26-
dc.identifier.citationCondini, Martinho. Educar para a liberdade: a construção da educação libertadora de dom Helder Camara à luz da pedagogia freireana. 2011. 191 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/9622-
dc.description.resumoEsta pesquisa apresenta dom Helder Camara como educador, por meio de seus trabalhos, pronunciamentos e obras literárias e demonstra como o seu trabalho político educacional frente à Arquidiocese de Olinda e Recife, no período do governo militar (1964-1985), deve ser entendido como um trabalho educacional libertador, segundo os fundamentos críticos da pedagogia freireana. Apontar a relação Helder-Freire é relevante para a educação, pois ambos tiveram uma trajetória na construção de propostas semelhantes em diferentes setores: a construção de uma igreja libertadora e a construção de uma educação libertadora. São caminhos diferenciados com ideais semelhantes. Ambos, em áreas de extrema pobreza, trabalharam com as camadas sociais carentes a fim de que elas adquirissem, por meio de um processo de conscientização política, isto é, a compreensão crítica da realidade, meios para realizar as transformações necessárias às suas vidas. Historicamente, há uma desvalorização e desconsideração com a educação no Brasil. Não há uma educação com qualidade acessível para todos, predomina o interesse pela educação de resultados em detrimento de uma educação de formação integral, que produza conhecimento atrelado à formação e à promoção humanas. Por isso, a apresentação de dom Helder como educador e do seu trabalho político educacional como uma proposta pedagógica libertadora solidária corrobora e é corroborada pela pedagogia freireana. O encontro de Helder e Freire demonstra que o pensamento educacional libertador helderiano, pensado à luz da pedagogia freireana, tem significativas contribuições a fazer para o atual currículo brasileiropor
dc.description.abstractThis research presents Dom Helder Camara as an educator, through his works, staterments, litherary works and demonstrates how his political educational work ahead of the archdiocese of Olinda and Recife, along the military government (1964-1985), should be understood as an educational liberation work, according to the critical foundations of the freirean pedagogy. Pointing the relation Helder-Freire is relevant for education, because both took a similar way of had a trajectory on the constructing of similar proposals for a liberating church and a liberating education. Different paths with similar ideals. Both, in areas of extreme poverty, worked with the needy strata of society so that they could achieve, through the process of political awareness, that is, the critical understanding of reality, mechanisms to manage the necessary transformations to their lives. Historically, there has been a devaluation and disregard with education in Brazil. There s no quality education accessible to all, the interest in an education of outcome prevails, to the detriment of a comprehensive training education, which produces knowledge in harness with human training and promotion. Therefore, presenting Dom Helder as an educator and his political educational work corroborates and is corroborated by freirean pedagogy. The encounter between Helder and Freire demonstrates that the educational liberator helderean thought, analysed the basis of the freirean pedagogy, has significant contributions to the current Brazilian curriculumeng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22617/Martinho%20Condini.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação libertadorapor
dc.subjectEducação libertadora solidáriapor
dc.subjectPedagogia freireanapor
dc.subjectLiberating educationeng
dc.subjectLiberating solidarian educationeng
dc.subjectFreirean pedagogyeng
dc.subjectCurriculumeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpor
dc.titleEducar para a liberdade: a construção da educação libertadora de dom Helder Camara à luz da pedagogia freireanapor
dc.title.alternativeEducating for freedom: the construction of liberating education of dom Helder Camara on the basis of the freirean pedagogyeng
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Martinho Condini.pdf1,2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.