REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/9613
Tipo: Tese
Título: Atitude interdisciplinar, formador do professor e autonomia profissional
Autor(es): Ferreira, Nali Rosa Silva
Primeiro Orientador: Fazenda, Ivani Catarina Arantes
Resumo: Este trabalho trata de uma pesquisa-formação que observa os princípios teórico-metodológicos da interdisciplinaridade e propõe reflexões sobre a atitude interdisciplinar do formador do professor pela autonomia profissional. Objetiva-se compreender a direção na qual deve caminhar a prática do docente formador para mediar a construção da autonomia profissional de tipo novo do futuro professor dos anos iniciais do ensino fundamental. Na procura de um novo sentido na ação didático-pedagógica, observou-se a trajetória de seus movimentos articulando-os à história de vida, aos significados dos círculos do sentido de Pineau e às categorias da interdisciplinaridade de Fazenda. O caminho da investigação observa os sinais da autogestão e autoconstrução da autonomia nos parâmetros existenciais da atualidade, emoldurados por um ambiente de conhecimento com incorporação constante de dados novos nas diversas situações que requisitam a aprendizagem autônoma. Busca, ainda, explorar, validar e explicitar a natureza e a direção da ação didática nos princípios de uma prática docente interdisciplinar. Utiliza-se de registros da memória da prática na docência no ensino superior, análise documental, grupo focal e questionário com abertura para uma análise qualitativa dos relatos de alunos do curso de Pedagogia (UniBH). A vivência da atitude interdisciplinar, com os toques metodológicos interdisciplinares, possibilita compreender limites, dificuldades e possibilidades na ação mediadora do docente formador do professor pela aprendizagem da autonomia de tipo novo, no contexto da formação de professores para a escola básica
Abstract: The present work is about a formation-research which is carried out under the theoretical-methodological principles of interdisciplinary thought. It also proposes reflections over the interdisciplinary stance of the teacher of the future elementary school teacher through professional autonomy. The aim is to understand which direction must be taken by the practice of the teacher‟s teacher in order to mediate the construction of the professional autonomy (specifically the new kind‟ of autonomy) of the future teacher of the early years of elementary school. In the search for a new meaning in the didactical-pedagogical action, we have observed the trajectory of its movements, connecting them with a given life story as well as with the meanings of the meaning circle of Pineau and the interdisciplinary categories of Fazenda. The path of the investigation takes into account the signals stemming from the self-governance and the self-construction of autonomy under the existential parameters of these days, shaped by an environment of knowledge with frequent assimilation of new data in the various situations which demand autonomous learning. We seek, furthermore, to explore, validate and make explicit the nature and the direction of the didactical action under the principles of an interdisciplinary educational practice. We use memory records of the practice of teaching in the universities, documental analysis, focal groups as well as the answers from a survey which has an opening for a qualitative analysis of the accounts produced by students of the Pedagogy course (UniBH). The experience of an interdisciplinary stance, with the interdisciplinary methodological backings, allows for the comprehension of limits, difficulties and possibilities in the mediating action of the teacher of the future teacher by learning the new kind‟ of autonomy
Palavras-chave: Atitude interdisciplinar
Mediação pedagógica
Formação de professores
Autonomia profissional
Interdisciplinary stance
Pedagogical mediation
Formation of teachers
Professional autonomy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Ferreira, Nali Rosa Silva. Atitude interdisciplinar, formador do professor e autonomia profissional. 2011. 196 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9613
Data do documento: 5-Out-2011
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Nali Rosa Silva Ferreira.pdf1,1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.