???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9611
Tipo do documento: Dissertação
Título: Brigas entre alunos na escola: a adolescência, o mal-estar e o outro
Autor: Cláudio, Claudemiro Esperança 
Primeiro orientador: Casali, Alipio
Resumo: Este trabalho tem como finalidade compreender o significado das brigas entre adolescentes na escola. A pesquisa se realizou em uma escola pública estadual, na região Noroeste da cidade de São Paulo, junto a meninos e meninas que freqüentam o segundo ciclo do Ensino Fundamental (antigas 5ª a 8ª séries). Os resultados das entrevistas e observações revelam que os motivos de tais brigas são costumeiramente os mais fúteis e banais, o que reforça a importância de se compreender o significado de sua ocorrência no ambiente escolar nos tempos atuais do pais e do mundo. Tomarei duas referências para essa compreensão: a da adolescência como um momento especifico desse jovem e a da globalização, que envolve a primeira. Ao fazer essa contextualização, lançarei um olhar para a escola pública, seus conflitos, seus encontros e desencontros diante desse momento vivido pelo jovem. No espaço escolar, portanto social, são "trabalhadas" concepções de ser humano. Mostrarei que essas concepções trabalham com a idéia de ser humano enquanto totalidade fechada e, dessa forma, aliada ao mal-estar inerente ao processo civilizatório, o adolescente pode tratar o outro, enquanto alteridade, o não igual, com desprezo, com violência. Procurarei compreender o que essa escola faz ou deixa de fazer não só para entender a adolescência como também para orientá-la, nessa fase critica da vida do ser humano. Ao final farei apontamentos de alguns caminhos, via uma concepção de curriculo critica, para o enfrentamento dos problemas surgidos nesse contexto escolar
Abstract: The purpose of this work is to understand the meaning of the fights among teenagers in school. The research was performed in a state public school situated in the northwestern area of São Paulo city, with boys and girls who attend regularly the Fundamental School - second cycle (from 5th to 8th grades). The interviews and observations results reveal that the drives for those fights are usually the most trivial and commonplace. It also reinforces the significant importance of understanding why do they happen nowadays in our schools and country. 1'11 take two references for this comprehension: the first is the adolescence itself as a specific moment in the lives of these teenagers and the second is the current globalization, which involves the first one. While making this contextualization, 1'11 watch the public school conflicts, its agreements and disagreements in face of these adolescents lived moment. Conceptions of human beings are part of the school space, hence social space as well, and 1'11 show that they deal with the idea of human being as a closed totality, that is, a very selfish conception of human being, that only accepts the other person as one's mirror. In addition to the alterity approach and to the inherent discomfort of the civilization process, the adolescents use to treat their next or neighbours with contempt and violence, once they see these others" as people very different and distinct from themselves, who live together at school, or at any other public and social space, and that have others values and belong to another group or tribe. This is the reason for the hate to the different ones. Then 1'11 try to understand what does this school do, not only to know the adolescence itself, but also to guide it in this critical phase of the human being's life. At the end, in a curriculum critical perspective, 1'11 give some ways in order to face up the problems arised in this school context
Palavras-chave: Currículo
Violência
Brigas
Alteridade
Curriculum
Violence
Fiqhts
Adolescence
Alterity
Violencia na escola
Adolescencia
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Cláudio, Claudemiro Esperança. Brigas entre alunos na escola: a adolescência, o mal-estar e o outro. 2005. 153 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9611
Data de defesa: 30-Oct-2005
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Claudemiro Esperenca Claudio.pdf9,68 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.