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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9609
Tipo do documento: Dissertação
Título: Currículos apostilados: o professor de educação física da escola pública do estado de São Paulo frente ao novo paradigma educacional
Título(s) alternativo(s): Standards curriculums: the teacher of physical education of public school state of São Paulo to front new educational paradigm
Autor: Branquinho, Rubens dos Santos 
Primeiro orientador: Chizzotti, Antônio
Resumo: As mudanças no cenário econômico-mundial evidentes principalmente a partir da década de 1970 acabaram por determinar reflexos nos diversos setores sociais dentre estes a educação, considerada nesta nova ordem, setor estratégico para a globalização do capital. Compactuando com os preceitos desta ordem mercadocrata a Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo, imbuída do espírito da qualidade total , prescreveu para as escolas que compõem sua rede no ano de 2008 uma proposta curricular denominada São Paulo, faz escola . Esta proposta entre outros aspectos concebe as escolas o papel de executoras de um projeto elaborado por especialistas, externos à realidade escolar, redefinindo o papel docente à condição de executores de tarefas prescritas. Este estudo desenvolveu-se com o objetivo de descrever e analisar o posicionamento dos professores de Educação Física frente à Proposta Curricular São Paulo faz escola , em seus aspectos positivos, negativos e a percepção destes professores frente a autonomia pedagógica decorrentes da implementação desta proposta. Este estudo coletou dados por meio de uma entrevista semi-estruturada composta por questões abertas e fechadas, sendo os sujeitos deste estudo 21 professores de Educação Física, que atuam nos níveis de Ensino Fundamental II e Ensino Médio, alocados na Diretoria de Ensino Sul II na cidade de São Paulo, os dados foram tratados por meio da técnica de análise de conteúdo, com eleição de categorias a priori e a posteriori . Os resultados demonstraram perfis diversificados com relação à validade da implementação desta Proposta, sendo as principais críticas referidas à mesma sua desconexão com a realidade da escola no que diz respeito à realidade social dos alunos, aspectos físicos e materiais da escola. O cerceamento à autonomia pedagógica decorrente da implementação da Proposta situou-se como um problema secundário o que pode vir a denotar certo conformismo/resignação em relação à atual condição a esta categoria profissional ou mesmo inconsciência da condição de precarização imposta à profissão docente por meio de políticas desta ordem
Abstract: The changes in the world economic mainly from the 1970s eventually determine reflexes in various social sectors among them education, considered in this new order, strategic sector for the globalization of capital. Pact with the precepts of this order marketcratic the State Department of Education of the State of São Paulo, imbued with the spirit of total quality , prescribed for schools that make up its network in 2008 a curriculum called São Paulo, makes school . This proposal among other things the schools conceives the role of executing a project developed by experts outside the school reality, redefining the role of teacher to the condition prescribed task performers. This study was developed in order to describe and analyze the placement of teachers in front of Physical Education Curriculum Proposal São Paulo, makes school , in this aspects positives, negatives and perception of teachers pedagogical autonomy ahead of implementing this proposal. This study data through a semi-structured interview consisting of open and closed questions, with the subjects in this study 21 Physical Education teachers who work in level II Elementary and High School, allocated from the Board of Education in South II São Paulo, the data were treated by the technique of content analysis, with the election of categories before and after. The results showed various profiles of the validity of the implementation of the Proposal, the main criticism being referred to the same disconnection with the reality of the school with regard to the social situation of students, physical and material aspects of the school. The restriction to the autonomy of the operation of proposal stood as a secondary problem which may come denote a certain conformism/resignation from the present condition of this professional category of unconsciousness or even precarious condition imposed on the teaching profession through politics of this order
Palavras-chave: Educação Física
Currículos apostilados
Autonomia pedagógica
Physical education
Standards curriculums
Pedagogical autonomy
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Branquinho, Rubens dos Santos. Standards curriculums: the teacher of physical education of public school state of São Paulo to front new educational paradigm. 2011. 190 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9609
Data de defesa: 20-Sep-2011
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