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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/9603
Tipo: | Dissertação |
Título: | A trajetória da disciplina Geografia no currículo escolar brasileiro (1837 -1942) |
Autor(es): | Rocha, Genylton Odilon Rego da |
Primeiro Orientador: | Saul, Ana Maria |
Resumo: | O Estudo analisa a história da geografia escolar brasileira desde sua institucionalização no currículo prescrito oficialmente em 1837 para o "Imperial Collegio de Pedro II", localizado na cidade do Rio de Janeiro, até os anos quarenta do século XX, quando da exacerbação do papel de difusão da ideologia do nacionalismo patriótico, atribuído pelos detentores do poder de Estado à essa disciplina. A partir da análise da "vulgata" existente sobre a disciplina, se desvelaram as transformações/conservações das tendências que orientaram o ensino da geografia escolar brasileira no período estudado. Constatou-se que por ser um construto social, a geografia escolar brasileira, em sua trajetória curricular, foi marcada por pressões de diferentes atares sociais e reflete tanto fatores ligados ao contexto social mais amplo, como aqueles ligados as questões internas à própria disciplina. O trabalho pretende demonstrar que a geografia enquanto disciplina escolar não se constitui apenas em Vulgarização" do saber erudito produzido nas academias, ela é dotada de uma dinâmica própria, de uma autonomia caracterizada, sobretudo, pela reelaboração dos conhecimentos científicos e a sua conseqüente transposição didática. O que foi sendo ensinado ao longo do tempo como conhecimento geográfico é o resultado de uma seleção intencional realizada pelos detentores do poder de Estado e tornada "natural" através de um processo de "tradição seletiva". Deve-se destacar que a geografia presente nas escolas é a "geografia dos professores" e que no Brasil caracterizou-se pela forte influência do modelo de geografia escolar francês. Ao comprovar as transformações que historicamente sofreu esta disciplina, este estudo contribui para a desconstrução da idéia de naturalização que tem envolvido o currículo escolar |
Palavras-chave: | Disciplinas escolares Geografia - Estudo e ensino - Brasil Professores de geografia - Formação profissional |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
Citação: | Rocha, Genylton Odilon Rego da. A trajetória da disciplina Geografia no currículo escolar brasileiro (1837 -1942). 1996. 300 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1996. |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9603 |
Data do documento: | 30-Out-1996 |
Aparece nas coleções: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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