REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
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Tipo: Dissertação
Título: A trajetória da disciplina Geografia no currículo escolar brasileiro (1837 -1942)
Autor(es): Rocha, Genylton Odilon Rego da
Primeiro Orientador: Saul, Ana Maria
Resumo: O Estudo analisa a história da geografia escolar brasileira desde sua institucionalização no currículo prescrito oficialmente em 1837 para o "Imperial Collegio de Pedro II", localizado na cidade do Rio de Janeiro, até os anos quarenta do século XX, quando da exacerbação do papel de difusão da ideologia do nacionalismo patriótico, atribuído pelos detentores do poder de Estado à essa disciplina. A partir da análise da "vulgata" existente sobre a disciplina, se desvelaram as transformações/conservações das tendências que orientaram o ensino da geografia escolar brasileira no período estudado. Constatou-se que por ser um construto social, a geografia escolar brasileira, em sua trajetória curricular, foi marcada por pressões de diferentes atares sociais e reflete tanto fatores ligados ao contexto social mais amplo, como aqueles ligados as questões internas à própria disciplina. O trabalho pretende demonstrar que a geografia enquanto disciplina escolar não se constitui apenas em Vulgarização" do saber erudito produzido nas academias, ela é dotada de uma dinâmica própria, de uma autonomia caracterizada, sobretudo, pela reelaboração dos conhecimentos científicos e a sua conseqüente transposição didática. O que foi sendo ensinado ao longo do tempo como conhecimento geográfico é o resultado de uma seleção intencional realizada pelos detentores do poder de Estado e tornada "natural" através de um processo de "tradição seletiva". Deve-se destacar que a geografia presente nas escolas é a "geografia dos professores" e que no Brasil caracterizou-se pela forte influência do modelo de geografia escolar francês. Ao comprovar as transformações que historicamente sofreu esta disciplina, este estudo contribui para a desconstrução da idéia de naturalização que tem envolvido o currículo escolar
Palavras-chave: Disciplinas escolares
Geografia - Estudo e ensino - Brasil
Professores de geografia - Formação profissional
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Rocha, Genylton Odilon Rego da. A trajetória da disciplina Geografia no currículo escolar brasileiro (1837 -1942). 1996. 300 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1996.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9603
Data do documento: 30-Out-1996
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