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Tipo do documento: Tese
Título: Os paradoxos do currículo da Academia de Polícia Militar do Barro Branco: a cidadania como fundamento das Forças de Segurança Pública
Título(s) alternativo(s): The school curriculum of Barro Branco Military Police Academy: Military Police officers formation
Autor: Cerqueira, Homero de Giorge 
Primeiro orientador: Ponce, Branca Jurema
Resumo: Este trabalho tem por objetivo refletir sobre a formação dos oficiais da Academia de Polícia Militar do Barro Branco (APMBB) ante as exigências e os desafios que se lhes colocam no exercício da atividade e aos quais têm de dar respostas. A investigação articula-se com a linha de pesquisa em políticas públicas e reformas educacionais e curriculares da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC) e problematiza algumas questões relacionadas ao currículo em ação na formação desses oficiais. A relevância social dessa investigação deve-se, sobretudo, ao fato de serem escassas as pesquisas e publicações a respeito do currículo escolar. A pesquisa exploratória foi feita com questões aplicadas a alunos-oficiais, entrevistas com professores civis e militares, bem como com a análise de documentos que constituíram os procedimentos dessa investigação. O trabalho apoia-se em teóricos que expressam o seu envolvimento com propostas de uma formação mais humanizadora, em especial em Paulo Freire, Gimeno Sacristán e Michel Foucault. O resultado dessa pesquisa aponta a importância do papel da APMBB na estrutura organizacional da PM e do Estado, em promover e acompanhar a mudança comportamental nos Tenentes e Capitães da PM. O estudo conclui pela necessidade de o currículo em ação da APMBB conter elementos que possibilitem a construção do Estado Democrático de Direito e compreendendo o exercício da atividade de segurança pública como prática da cidadania e da dignidade da pessoa humana. O pressuposto é que todo oficial da PM pode exceder positivamente seu papel atuando também como agente de mudança social
Abstract: The objective of this research is to reflect on the official curriculum of the Academy of Military Police of the White Clay (APMBB). The question raised is how the curriculum of APMBB influences in the exercise of citizenship and its impact on the performance of activities in the area of public safety. In my Master thesis, I investigated the authoritarianism in the classroom APMBB. This work originated in discussions held with officers of the institution and pointed as a consequence of the assessment of hybrid formation of the student officer, ie APMBB and university and also the context of the national police, as the hidden curriculum had become ill. The research proposed here intends to investigate this issue, trying to get some answers from the analysis of the formal curriculum, the hidden curriculum, the school administration. The analysis consisted of interviews with officers of the Military Police of the coordination of the Faculty of Tocantins and the curricular of the National Secretariat of Public Security. The question raised is how the curriculum influences the APMBB citizen in the exercise of the functions performed by military police trained by the school? The theoretical basis of the disciplinary approach involving the officer corps of Michel Foucault, The Theory of Curriculum Theory and Dialogical Sacristán the teaching of Paulo Freire. The relevance of this research is due mainly to the fact there are only few researches and publications about the school curriculum in shaping the Journal of the PM
Palavras-chave: Currículo
Formação do Oficial da Polícia Militar
Ensino Policial Militar
Estado Democrático de Direito
Curriculum
Training Officer of the Military Police
Teaching
Democratic State of Law
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Cerqueira, Homero de Giorge. Os paradoxos do currículo da Academia de Polícia Militar do Barro Branco: a cidadania como fundamento das Forças de Segurança Pública. 2011. 246 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9558
Data de defesa: 29-Apr-2011
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

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