???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/952
Tipo do documento: Dissertação
Título: Sustentabilidade ambiental e inovações sustentáveis como estratégias para vantagem competitiva: estudo de caso da Siemens AG
Autor: Paiva, Henrique Petersen 
Primeiro orientador: Dowbor, Ladislau
Resumo: Os impactos das alterações climáticas e extensa degradação ambiental estão cada vez mais presentes nas agendas dos representantes mundiais. Todavia, a evolução normativa com relação as responsabilidades dos atores no cenário econômico mundial não detêm a velocidade necessária, fato que pode ser comprovado como ocorreu no resultado da COP 15 em Copenhage. Tais acontecimentos fazem com que a iniciativa privada detenha grande responsabilidade sobre o futuro da humanidade em termos de desenvolvimento sustentável. Esta pesquisa concentra atenções nas oportunidades mercadológicas oriundas deste novo contexto de alterações climáticas e possíveis vantagens competitivas por intermédio da sustentabilidade. Fundamentada teorias contemporâneas e tradicionais com relação à práticas empresariais sustentáveis e inovações, é possível determinar como, de fato, estas práticas podem assegurar vantagens competitivas e o que não são práticas sustentáveis. A partir da compreensão dos conceitos, examinou-se o caso da Siemens AG, suas estratégias de sustentabilidade, estratégias de P&D, portfólio verde , programas corporativos de sustentabilidade e análise da performance das vendas de produtos verdes
Abstract: Climate change and environmental degradation impacts have become recorrent on the worldwide representative s agenda. However the regulatory evolution regarding worldwide players responsibilities does not have the necessary agility, proved with COP 15 Copenhagen results. These findings make private initiative gain importance regarding humanity future in terms of Sustainable Development. This research is focused on market opportunities and possible competitive advantages through Sustainability. Supported by contemporary and traditional theories regarding Sustainable entrepreneur activities and innovation, it is possible to determine how these activities can assure competitive advantages and what not real sustainable activities are. Understanding these concepts, a case study of Siemens AG was made, reviewing its Sustainable Strategies, R&D strategies, environmental portfolio, Sustainability corporate programs and analysis of environmental portfolio sales performance
Palavras-chave: Sustentabilidade
Inovações sustentáveis
Greenwashing
Estratégia ambiental
Eco-advantage
Sustainability
Sustainable innovations
Greenwashing
Environmental strategy
Eco-advantage
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Administração
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração
Citação: Paiva, Henrique Petersen. Sustentabilidade ambiental e inovações sustentáveis como estratégias para vantagem competitiva: estudo de caso da Siemens AG. 2010. 99 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/952
Data de defesa: 13-Oct-2010
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Henrique Petersen Paiva.pdf4,29 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.