REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Direito
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/8137
Tipo: Dissertação
Título: O abuso do dever no código de defesa do consumidor
Autor(es): Nonaka, Gilberto
Primeiro Orientador: Pizzol, Patricia Miranda
Resumo: O objetivo principal desta dissertação é demonstrar que não apenas o descumprimento das obrigações impostas pelo Código Brasileiro de Defesa do Consumidor ao fornecedor de produtos e serviços deve ser objeto de repressão, mas também o cumprimento dos deveres de forma abusiva. E isto se mostra necessário, porque inúmeras condutas nocivas, desenvolvidas pelo fornecedor, não são alcançadas pela legislação vigente ou pelos institutos existentes. Assim, para tais condutas não há responsabilização, muito embora elas representem prejuízos para os consumidores ou a prática de ato anti-social. Há, ainda, outras condutas que são nocivas ao consumidor e que, embora possam ser alcançadas pela legislação vigente ou pelos institutos existentes, para serem efetivamente protegidas necessitam de específico conhecimento do ordenamento jurídico protetivo do consumidor por parte do julgador. O abuso do dever se desenvolve de maneira semelhante ao abuso do direito, mas não se confunde com este, pois o titular do direito possui a faculdade de exercê-lo, ao passo que o dever se apresenta como uma obrigação de execução. Por não havermos encontrado na doutrina quem abordasse o tema, procuramos analisá-lo em harmonia com os institutos já existentes, principalmente o do abuso do direito. Acreditamos que, com o abuso do dever, muitos fornecedores poderão ser responsabilizados por condutas nocivas perpetradas contra os consumidores, mas que hoje são consideradas atípicas.
Palavras-chave: Código Brasileiro de Defesa do Consumidor
Abuso de direitos
abuso do dever
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITOS ESPECIAIS
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Direito
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Direito
Citação: Nonaka, Gilberto. O abuso do dever no código de defesa do consumidor. 2005. 509 f. Dissertação (Mestrado em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/8137
Data do documento: 6-Jun-2005
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GilbertoNonaka.pdf
  Restricted Access
1,43 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.