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Tipo do documento: Dissertação
Título: A responsabilidade pelo produto do proprietário da marca sob a perspectiva do Código de Defesa do Consumidor
Autor: Florêncio, Marcelo Akyama 
Primeiro orientador: Nery Junior, Nelson
Resumo: O objetivo deste trabalho é delinear as potencialidades e os limites de uma responsabilidade pelo produto do titular da marca ou quem com ele se assimile. Inicia-se a pesquisa pela exposição da evolução da organização dos meios de produção e da formação da sociedade consumo de forma contextualizar o direito do consumidor e a responsabilidade pelo produto. Em seguida explora-se o conhecimento do direito do consumidor, da consolidação da doutrina do strict product liability e das implied warranties como modelos jurídicos que serviram de referência para a Diretiva da CEE 85/374 e para o sistema de responsabilidade previsto no nosso Código de Defesa do Consumidor. Continua-se a exposição da evolução da organização dos meios de produção, com o objetivo de evidenciar a marca e em seguida investigar a doutrina jurídica marcária. Percorrido esse caminho científica alcança-se a conclusão de que o proprietário da marca ou quem com ele se assimile responde pelos produtos em raciocínio lastreado no proveito econômico tirado por este sujeito quando a marca lhe valoriza o seu estabelecimento comercial por meio do aumento do seu goodwill, na sua condição econômica de suportar a dano, de diluí-lo no preço, no fato de que é o sujeito mais acessível ao consumidor no caso de danos e porque se enquadra no conceito de fornecedor e integra a cadeia de fornecimento, no caso de problemas que comprometem a finalidade do produto ou lhe diminua o seu valor
Abstract: The objective of this work is to describe potential and limits of a product liability for trademark owner and licensor. Research starts with exposure of business history and formation of consumer society in order to contextualize the consumer law and product liability. It examined the evolution of doctrine of product liability and implied warranties that served as a reference to Directive 85/374/EEC and liability set out in Consumer Protection Code of Brazil. Remains on investigate a trademark law. This reaches conclusion trademark owner is liable by products based by reasoning in profit, increasing its goodwill in their capacity to withstand the damages distributions in the price, in fact that is more accessible to consumers, and ensuring product quality in case of problems that compromise the intended purpose
Palavras-chave: Responsabilidade
Danos
Produto
Fabricante
Consumidor
Marca
Vício
Defeito
Qualidade
Diretiva
Produtor
Solidariedade
Produção
Industrial
Liability
Damage
Goods
Product
Manufacturer
Consumer
Trademark
Defect
Quality
Directive
Producer
Jointly
Severally
Producer
Industrial
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Direito
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Direito
Citação: Florêncio, Marcelo Akyama. A responsabilidade pelo produto do proprietário da marca sob a perspectiva do Código de Defesa do Consumidor. 2012. 251 f. Dissertação (Mestrado em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/5998
Data de defesa: 22-Oct-2012
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Direito

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