REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/4476
Tipo: Dissertação
Título: Corpomídia na escola: uma proposta indisciplinar
Título(s) alternativo(s): Bodymedia at school: an indiscipline proposal
Autor(es): Silva, Edna Christine
Primeiro Orientador: Greiner, Christine
Resumo: Crianças e adolescentes que experimentam o corpo como um sistema aberto e complexo e reconhecem a matriz cinética do pensamento podem ressignificar suas estratégias de comunicação entre corpo e ambiente, criando novos modos de percepção e potencializando o desenvolvimento da aprendizagem. Esta é a hipótese principal desta dissertação, cujo objetivo é discutir parâmetros para uma educação do corpo desde a comunicação. Em termos metodológicos, buscamos aliar bibliografias que estudam o corpo, o movimento e suas ações cognitivas com pesquisas que explicitam algumas discussões políticas importantes e pertinentes à área da comunicação. Entre os autores selecionados estão Michel Foucault, que expôs como o movimento disciplinador é capaz de neutralizar a potência do ser humano; Rudolf Laban, que propôs a arte do movimento como potencializadora de seres autônomos e singulares. Martin-Barbero, que salientou a importância de se testar uma educação desde a comunicação. E, finalmente, Antônio Damásio, entre outros cientistas cognitivos, que tem investigado o funcionamento do cérebro, seu sistema de mapeamento e formação de imagens; bem como a relevância das emoções e sentimentos; e como se organizam as informações, a memória e a aprendizagem. As questões que motivaram esta pesquisa surgiram a partir do trabalho prático que tenho desenvolvido nos últimos 30 anos, com crianças e adolescentes. Na universidade foi possível perceber que a linguagem do corpo aliada à Teoria do Corpomídia (Katz e Greiner) que iniciou a tessitura entre as bibliografias diversas, pode e deve ser uma das possibilidades potencializadoras para a autonomia do gesto/pensamento de crianças e adolescentes, em todos os níveis educacionais. Considera-se, assim, que a valorização do movimento do corpo e especificamente a dança na educação pode interferir nas estratégias de comunicação, de percepção do mundo e no desenvolvimento da cognição
Abstract: Children and adolescents that experience the body as an open and complex system and also recognize the kinect matrix of thought are able to reframe their strategies of communication between body and environment, creating new cognition models and improving the learning development. This is the main hypothesis of this thesis that aims to discuss the parameters for a body education since the communication. In methodological terms, we want to ally bibliographies that study the body, the movement and its cognitive actions with researches that explain some important political discussions that belong to the communication area. Among the selected authors are Michel Foucault, who explains how the disciplinarian movement is capable to neutralize the human being potential; Rudolf Laban, who purposed the art of the movement as an improving of autonomous singular beings. Martin Barbero, who pointed the importance of testing the education since the communication. And, at long last, Antônio Damásio, among other cognitive scientists, that have been investigating how the human brain works and also its mapping system and images generation; as well as the relevance of emotions and feelings; and how it organizes the information, the memory and the learning. The questions that motivated this research emerged from the practical work that I have been developing in the last 30 years with children and adolescents. At university it was possible to notice that body language associated with the Bodymedia Theory (Katz and Greiner) that initiated the texture among several bibliographies can and must be one of the improving possibilities to the gesture/thought autonomy of children and adolescents, in all educational levels. It is regarded, thus, that the appreciation of the body movement and specifically the dance in the education can interfere in the communication strategies of perception of the world and in the cognition development
Palavras-chave: Educação
Corpomídia
Biopolítica
Dança
Education
Bodymedia
Biopolitics
Dance
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
Citação: Silva, Edna Christine. Bodymedia at school: an indiscipline proposal. 2012. 92 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4476
Data do documento: 6-Dez-2012
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Edna Christine Silva.pdf339,71 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.