Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/43474| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | O que os estudantes com deficiência têm a dizer sobre sua experiência na educação inclusiva? |
| Autor(es): | Fonseca, Beatriz Maria Siaulys Palma da |
| Primeiro Orientador: | Toledo, Rodrigo |
| Resumo: | Este estudo aborda a temática da educação inclusiva, com foco nas experiências e percepções de estudantes com deficiência sobre suas trajetórias educacionais. O objetivo principal é investigar o sobre o material científico produzido até o momento sobre a perspectiva dos alunos com deficiência, destacando os desafios, críticas e potencialidades apontados por esses estudantes em relação à inclusão na educação. A metodologia escolhida foi uma pesquisa bibliográfica qualitativa, com análise de relatos contidos em estudos prévios sobre a inclusão de pessoas com deficiência na educação básica e superior. Os principais resultados destacam que, apesar de avanços nas políticas inclusivas, persistem desafios significativos para os estudantes com deficiência, como o bullying atrelado ao capacitismo praticado por pares e a presunção de incapacidade por parte das equipes docentes. A principais contribuições estão no planejamento diversificado enquanto estratégia pedagógica e de pesquisa e no potencial dos núcleos de inclusão nas instituições de ensino para promover acessibilização do currículo e uma cultura em que a responsabilidade pela inclusão seja compartilhada por toda a comunidade acadêmica |
| Abstract: | This study addresses the theme of inclusive education, focusing on the experiences and perceptions of students with disabilities regarding their educational trajectories. The primary objective is to investigate the scientific material produced so far on the perspective of students with disabilities, highlighting the challenges and positive contributions noted by these students in relation to inclusion in education. The methodology was qualitative bibliographic research, analyzing the data from previous studies on the inclusion of people with disabilities in basic and higher education. The main results emphasize that, despite advances in Brazilian public policies, significant challenges remain for students with disabilities, such as bullying related to ableism by peers and the presumption of incapacity by teachers. Key contributions lie in the use of diversified planning as a pedagogical and research approach, as well as in the potential of inclusion centers within educational institutions to facilitate curriculum accessibility and foster a culture where the responsibility for inclusion is shared across the academic community |
| Palavras-chave: | Educação inclusiva Pessoas com deficiência Discurso Experiência escolar Inclusive education People with disabilities Discourse School experience |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
| Sigla da Instituição: | PUC-SP |
| metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde |
| metadata.dc.publisher.program: | Graduação em Psicologia |
| Citação: | Fonseca, Beatriz Maria Siaulys Palma da. O que os estudantes com deficiência têm a dizer sobre sua experiência na educação inclusiva?. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2024. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/43474 |
| Data do documento: | 22-Nov-2024 |
| Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - TCC |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TCC - O QUE OS ESTUDANTES COM DEFICIENCIA TEM_Rodrigo Toledo.pdf | 919,4 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

