REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/43474
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFonseca, Beatriz Maria Siaulys Palma da
dc.contributor.advisor1Toledo, Rodrigo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9004370602463343pt_BR
dc.date.accessioned2024-12-12T15:06:03Z-
dc.date.available2024-12-12T15:06:03Z-
dc.date.issued2024-11-22
dc.identifier.citationFonseca, Beatriz Maria Siaulys Palma da. O que os estudantes com deficiência têm a dizer sobre sua experiência na educação inclusiva?. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/43474-
dc.description.resumoEste estudo aborda a temática da educação inclusiva, com foco nas experiências e percepções de estudantes com deficiência sobre suas trajetórias educacionais. O objetivo principal é investigar o sobre o material científico produzido até o momento sobre a perspectiva dos alunos com deficiência, destacando os desafios, críticas e potencialidades apontados por esses estudantes em relação à inclusão na educação. A metodologia escolhida foi uma pesquisa bibliográfica qualitativa, com análise de relatos contidos em estudos prévios sobre a inclusão de pessoas com deficiência na educação básica e superior. Os principais resultados destacam que, apesar de avanços nas políticas inclusivas, persistem desafios significativos para os estudantes com deficiência, como o bullying atrelado ao capacitismo praticado por pares e a presunção de incapacidade por parte das equipes docentes. A principais contribuições estão no planejamento diversificado enquanto estratégia pedagógica e de pesquisa e no potencial dos núcleos de inclusão nas instituições de ensino para promover acessibilização do currículo e uma cultura em que a responsabilidade pela inclusão seja compartilhada por toda a comunidade acadêmicapt_BR
dc.description.abstractThis study addresses the theme of inclusive education, focusing on the experiences and perceptions of students with disabilities regarding their educational trajectories. The primary objective is to investigate the scientific material produced so far on the perspective of students with disabilities, highlighting the challenges and positive contributions noted by these students in relation to inclusion in education. The methodology was qualitative bibliographic research, analyzing the data from previous studies on the inclusion of people with disabilities in basic and higher education. The main results emphasize that, despite advances in Brazilian public policies, significant challenges remain for students with disabilities, such as bullying related to ableism by peers and the presumption of incapacity by teachers. Key contributions lie in the use of diversified planning as a pedagogical and research approach, as well as in the potential of inclusion centers within educational institutions to facilitate curriculum accessibility and foster a culture where the responsibility for inclusion is shared across the academic communityen_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanas e da Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programGraduação em Psicologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectPessoas com deficiênciapt_BR
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.subjectExperiência escolarpt_BR
dc.subjectInclusive educationen_US
dc.subjectPeople with disabilitiesen_US
dc.subjectDiscourseen_US
dc.subjectSchool experienceen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleO que os estudantes com deficiência têm a dizer sobre sua experiência na educação inclusiva?pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - O QUE OS ESTUDANTES COM DEFICIENCIA TEM_Rodrigo Toledo.pdf919,4 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.