REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39461
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Cíntia Barbone-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0057297924565175pt_BR
dc.contributor.advisor1Palma, Dieli Vesaro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1645611025003910pt_BR
dc.date.accessioned2023-10-05T13:22:24Z-
dc.date.available2023-10-05T13:22:24Z-
dc.date.issued2023-06-23-
dc.identifier.citationOliveira, Cíntia Barbone. A gramaticalização do verbo “ver” em crônicas: uma proposta didática com base na Educação Linguística. 2023. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39461-
dc.description.resumoInserida na linha “Leitura, escrita e ensino da Língua Portuguesa”, a presente pesquisa visa a analisar o processo de gramaticalização do verbo “ver” em crônicas. Além disso, o estudo procura averiguar se conceitos atrelados à Linguística Funcional Centrada no Uso (LFC), com destaque para o fenômeno da gramaticalização do verbo “ver” em crônicas, são pertinentes para o desenvolvimento de propostas didáticas, voltadas ao Ensino Fundamental II – Anos Finais, consonantes com os postulados estabelecidos pela Educação Linguística (EL). A fim de averiguar tais questões, o estudo pauta-se nas investigações de Palma e Turazza (2014), Martelotta (2011), Lehmann (1995 [1982]), entre outros, e realiza uma pesquisa sincrônica que analisa o emprego do verbo “ver” em oito crônicas narrativas de autores brasileiros. Os textos escritos selecionados privilegiam o amplo emprego do verbo sensorial “ver”, que, metaforicamente, estendeu o seu significado atrelado a seu aspecto sensório, de percepção visual e passou a desempenhar concomitantemente (processo de estratificação) uma função de percepção mental (“compreender”), bem como de “providenciar, ir, buscar, trazer, pedir”, dentre outros. A crônica, além de ser um gênero sugerido pela BNCC, apresenta marcas linguísticas que reproduzem a espontaneidade típica de situações do dia a dia, capazes de despertar o interesse dos aprendizes pela leitura, possibilitando-os, ao mesmo tempo, refletir sobre o dinamismo da línguapt_BR
dc.description.abstractInserted in the line “Reading, writing and teaching the Portuguese language”, this research aims to analyze the grammaticalization process of the verb “ver” in chronicles. In addition, the study seeks to ascertain whether concepts linked to Use-Centered Functional Linguistics (SFL), with emphasis on the phenomenon of grammaticalization of the verb “ver” in chronicles, are relevant for the development of didactic proposals, aimed at Elementary School II – Final Years, in line with the postulates established by Linguistic Education (LE). In order to investigate these questions, the study is based on the investigations of Palma and Turazza (2014), Martelotta (2011), Lehmann (1995 [1982]), among others, and performs a synchronic research that analyzes the use of the verb “ ver” in eight narrative chronicles by Brazilian authors. The selected written texts privilege the wide use of the sensorial verb “to see”, which, metaphorically, extended its meaning linked to its sensorial aspect, of visual perception and started to concomitantly perform (stratification process) a function of mental perception (“to understand ”), as well as “provide, go, fetch, bring, ask”, among others. The chronicle, in addition to being a genre suggested by the BNCC, presents linguistic marks that reproduce the typical spontaneity of everyday situations, capable of awakening the interest of learners in reading, enabling them, at the same time, to reflect on the dynamism of languageen_US
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGramaticalizaçãopt_BR
dc.subjectVerbo “ver”pt_BR
dc.subjectEducação Linguísticapt_BR
dc.subjectFuncionalismopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectCrônicapt_BR
dc.subjectGrammaticalizationen_US
dc.subjectVerb “to see”en_US
dc.subjectLinguistic Educationen_US
dc.subjectFunctionalismen_US
dc.subjectTeachingen_US
dc.subjectChronicleen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
dc.titleA gramaticalização do verbo “ver” em crônicas: uma proposta didática com base na Educação Linguísticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cíntia Barbone Oliveira.pdf1,98 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.