Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39297
Tipo: | Tese |
Título: | Alfabetizar letrando: uma revisão de literatura sobre as possibilidades de êxito e desafios nos primeiros anos do Ensino Fundamental |
Título(s) alternativo(s): | Alphabetize by lettering: a literature review on the possibilities of success and challenges in the first years of Elementary School |
Autor(es): | Teles, Damares Araújo |
Primeiro Orientador: | Noffs, Neide de Aquino |
Resumo: | A pesquisa aborda um estudo sobre a alfabetização e o letramento com o objetivo de analisar, a partir da revisão de literatura, as estratégias de alfabetização propostas em pesquisas de Teses e Dissertações publicadas na BDTD, entre os anos de 2015 e 2023, e que abordem o alfabetizar letrando nos anos iniciais do ensino fundamental. O percurso da pesquisa também foi direcionado pelos objetivos específicos a saber: identificar as características de cada estratégia de alfabetização, destacando os pontos positivos para a alfabetização; apresentar um compilado das estratégias de alfabetização, e de que modo podem se articular para trabalhar a concepção de alfabetizar letrando e descrever as possibilidades de êxito e desafios nos primeiros anos do ensino fundamental. A pesquisa respalda-se no seguinte problema: As estratégias de alfabetização propostas em pesquisas de Teses e Dissertações publicadas na BDTD, entre os anos de 2015 e 2023, possibilitam o alfabetizar letrando nos anos iniciais do ensino fundamental? A base teórica da pesquisa é composta pelas contribuições de Ferreiro e Teberosky (1999), Ferreiro (2005), Soares (2017), dentre outros, que trazem importantes estudos sobre a alfabetização e o letramento. A abordagem metodológica é qualitativa, realizada por revisão de literatura e pesquisa bibliográfica com uso das seguintes técnicas: análise de documentos e análise de conteúdo. Os dados demonstraram que de um lado há práticas docentes significativas, com o uso de estratégias que tinham como intuito o desenvolvimento de um trabalho na perspectiva de alfabetizar letrando e a superação dos desafios para que as práticas fossem efetivas. Mas por outro lado, há professores que não faziam um planejamento diferenciado, desenvolvendo uma prática homogênea, sem estabelecer estratégias diversificadas. Não buscavam alternativas para a resolução dos desafios encontrados. Tinham muitas dificuldades em conduzir o trabalho de alfabetização. Outro ponto importante foi a ênfase na formação inicial e continuada dos professores alfabetizadores que se mostrou com muitas fragilidades. Esses pontos evidenciam que os docentes precisam se apropriar dos conhecimentos específicos para a prática de alfabetização e necessitam estar fundamentados em teorias que os auxilie a compreender os processos pelos quais as crianças passam na construção dos conhecimentos sobre a língua escrita. Espera-se que este trabalho contribua para a prática de professores que já atuam na alfabetização e para aqueles que ingressarão neste caminho |
Abstract: | The research addresses a study on literacy and literacy with the objective of analyzing, from the literature review, the literacy strategies proposed in research of Theses and Dissertations published in BDTD, between the years 2015 and 2023, and that address the literacy in the early years of elementary school. The course of the research was also guided by the specific objectives, namely: to identify the characteristics of each literacy strategy, highlighting the positive points for literacy; present a compilation of literacy strategies, and how they can be articulated to work on the concept of literacy through literacy and describe the possibilities for success and challenges in the first years of elementary school. The research is based on the following problem: Do the literacy strategies proposed in research of Theses and Dissertations published in BDTD, between the years 2015 and 2023, make it possible to teach literacy in the early years of elementary school? The theoretical basis of the research is composed of the contributions of Ferreiro and Teberosky (1999), Ferreiro (2005), Soares (2017), among others, who bring important studies on literacy and literacy. The methodological approach is qualitative, carried out by literature review and bibliographical research using the following techniques: document analysis and content analysis. The revealed data show that, on the one hand, there are significant teaching practices, with the use of strategies that were intended to develop a work from the perspective of teaching literacy and overcoming challenges so that the practices were effective. But on the other hand, there are teachers who did not plan differently, developing a homogeneous practice, without establishing diversified strategies. They did not seek alternatives to overcome the challenges encountered. They had many difficulties in carrying out the literacy work. Another important point was the emphasis on initial and continuing training of literacy teachers, which showed many weaknesses. These points show that teachers need to appropriate specific knowledge for the practice of literacy and need to be grounded in theories that help them to understand the processes that children go through in the construction of knowledge about written language. It is hoped that this work will contribute to the practice of teachers who already work in literacy and for those who will enter this path |
Palavras-chave: | Alfabetização Letramento Currículo Anos iniciais Literacy Literacy Curriculum Early years |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
Citação: | Teles, Damares Araújo. Alfabetizar letrando: uma revisão de literatura sobre as possibilidades de êxito e desafios nos primeiros anos do Ensino Fundamental. 2023. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Embargado |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39297 |
Data do documento: | 11-Ago-2023 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Damares Araújo Teles.pdf | 976,63 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir | |
Damares Araújo Teles TeseResumo.pdf | 114,62 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.