REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39297
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTeles, Damares Araújo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3688143170059003pt_BR
dc.contributor.advisor1Noffs, Neide de Aquino-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6747056578531985pt_BR
dc.date.accessioned2023-09-29T14:12:10Z-
dc.date.available2023-09-29T14:12:10Z-
dc.date.available2025-08-11-
dc.date.issued2023-08-11-
dc.identifier.citationTeles, Damares Araújo. Alfabetizar letrando: uma revisão de literatura sobre as possibilidades de êxito e desafios nos primeiros anos do Ensino Fundamental. 2023. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39297-
dc.description.resumoA pesquisa aborda um estudo sobre a alfabetização e o letramento com o objetivo de analisar, a partir da revisão de literatura, as estratégias de alfabetização propostas em pesquisas de Teses e Dissertações publicadas na BDTD, entre os anos de 2015 e 2023, e que abordem o alfabetizar letrando nos anos iniciais do ensino fundamental. O percurso da pesquisa também foi direcionado pelos objetivos específicos a saber: identificar as características de cada estratégia de alfabetização, destacando os pontos positivos para a alfabetização; apresentar um compilado das estratégias de alfabetização, e de que modo podem se articular para trabalhar a concepção de alfabetizar letrando e descrever as possibilidades de êxito e desafios nos primeiros anos do ensino fundamental. A pesquisa respalda-se no seguinte problema: As estratégias de alfabetização propostas em pesquisas de Teses e Dissertações publicadas na BDTD, entre os anos de 2015 e 2023, possibilitam o alfabetizar letrando nos anos iniciais do ensino fundamental? A base teórica da pesquisa é composta pelas contribuições de Ferreiro e Teberosky (1999), Ferreiro (2005), Soares (2017), dentre outros, que trazem importantes estudos sobre a alfabetização e o letramento. A abordagem metodológica é qualitativa, realizada por revisão de literatura e pesquisa bibliográfica com uso das seguintes técnicas: análise de documentos e análise de conteúdo. Os dados demonstraram que de um lado há práticas docentes significativas, com o uso de estratégias que tinham como intuito o desenvolvimento de um trabalho na perspectiva de alfabetizar letrando e a superação dos desafios para que as práticas fossem efetivas. Mas por outro lado, há professores que não faziam um planejamento diferenciado, desenvolvendo uma prática homogênea, sem estabelecer estratégias diversificadas. Não buscavam alternativas para a resolução dos desafios encontrados. Tinham muitas dificuldades em conduzir o trabalho de alfabetização. Outro ponto importante foi a ênfase na formação inicial e continuada dos professores alfabetizadores que se mostrou com muitas fragilidades. Esses pontos evidenciam que os docentes precisam se apropriar dos conhecimentos específicos para a prática de alfabetização e necessitam estar fundamentados em teorias que os auxilie a compreender os processos pelos quais as crianças passam na construção dos conhecimentos sobre a língua escrita. Espera-se que este trabalho contribua para a prática de professores que já atuam na alfabetização e para aqueles que ingressarão neste caminhopt_BR
dc.description.abstractThe research addresses a study on literacy and literacy with the objective of analyzing, from the literature review, the literacy strategies proposed in research of Theses and Dissertations published in BDTD, between the years 2015 and 2023, and that address the literacy in the early years of elementary school. The course of the research was also guided by the specific objectives, namely: to identify the characteristics of each literacy strategy, highlighting the positive points for literacy; present a compilation of literacy strategies, and how they can be articulated to work on the concept of literacy through literacy and describe the possibilities for success and challenges in the first years of elementary school. The research is based on the following problem: Do the literacy strategies proposed in research of Theses and Dissertations published in BDTD, between the years 2015 and 2023, make it possible to teach literacy in the early years of elementary school? The theoretical basis of the research is composed of the contributions of Ferreiro and Teberosky (1999), Ferreiro (2005), Soares (2017), among others, who bring important studies on literacy and literacy. The methodological approach is qualitative, carried out by literature review and bibliographical research using the following techniques: document analysis and content analysis. The revealed data show that, on the one hand, there are significant teaching practices, with the use of strategies that were intended to develop a work from the perspective of teaching literacy and overcoming challenges so that the practices were effective. But on the other hand, there are teachers who did not plan differently, developing a homogeneous practice, without establishing diversified strategies. They did not seek alternatives to overcome the challenges encountered. They had many difficulties in carrying out the literacy work. Another important point was the emphasis on initial and continuing training of literacy teachers, which showed many weaknesses. These points show that teachers need to appropriate specific knowledge for the practice of literacy and need to be grounded in theories that help them to understand the processes that children go through in the construction of knowledge about written language. It is hoped that this work will contribute to the practice of teachers who already work in literacy and for those who will enter this pathen_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículopt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectAnos iniciaispt_BR
dc.subjectLiteracyen_US
dc.subjectLiteracyen_US
dc.subjectCurriculumen_US
dc.subjectEarly yearsen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpt_BR
dc.titleAlfabetizar letrando: uma revisão de literatura sobre as possibilidades de êxito e desafios nos primeiros anos do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeAlphabetize by lettering: a literature review on the possibilities of success and challenges in the first years of Elementary Schoolen_US
dc.typeTesept_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Damares Araújo Teles.pdf976,63 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Damares Araújo Teles TeseResumo.pdf114,62 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.