REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30916
Tipo: Dissertação
Título: Competências empreendedoras e Base Nacional Comum Curricular: uma reflexão sobre a formação de professores para a educação empreendedora
Título(s) alternativo(s): Entrepreneurial competences and a Common National Curriculum Base: a reflection on teacher training for entrepreneurial education
Autor(es): Carvalho, Fabiana Vicente de
Primeiro Orientador: Silva, Maria da Graça Moreira da
Resumo: Este estudo faz parte da Linha de Pesquisa Novas Tecnologias na Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. O seu objetivo é trazer uma reflexão sobre a formação de professores para trabalhar competências emprendedores de forma articulada com as competências apontadas na Base Nacional Comum Currícular a partir do cursos “Competências Empreendedoras Integradas à BNCC para Educadores” ofertado na modalidade EAD. Possui abordagem qualitativa. Para aprofundar o tema, a fundamentação metodológica trouxe um referencial teórico sobre Currículo por competência, Empreendedorismo, Educação Empreendedora e a formação de professores na modalidade EAD. Foram analisados os casos de ensino entregues pelos educadores a fim de buscar nas práticas pedagógicas relatadas a articulação entre as duas matrizes. No levantamento, identificou-se que é possivel trabalhar as duas matrizes de forma articulada e que os educadores possem mais facilidade em reconhecer algumas competências do que outras
Abstract: This study is part of the New Technologies in Education Research Line of the Graduate Program in Education: Curriculum of the Pontifical Catholic University of São Paulo. Its objective is to bring a reflection on the training of teachers to work on entrepreneurial skills in an articulated way with the skills indicated in the National Common Curriculum Base from the courses "Entrepreneurial Skills Integrated to the BNCC for Educators" offered in the EAD modality. It has a qualitative approach. To deepen the theme, the methodological foundation brought a theoretical reference on Curriculum by competence, Entrepreneurship, Entrepreneurial Education and the training of teachers in the EAD modality. The teaching cases delivered by the educators were analyzed in order to search the articulation between the two matrices in the pedagogical practices reported. In the survey, it was identified that it is possible to work the two matrices in an articulated way and that educators have an easier time in recognizing some competences than others
Palavras-chave: Competências Empreendedoras
Currículo
Educação Empreendedora
BNCC
Formação de professores
Entrepreneurial competencies
Resume
Entrepreneurial education
BNCC
Teacher training
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Carvalho, Fabiana Vicente de. Competências empreendedoras e Base Nacional Comum Curricular: uma reflexão sobre a formação de professores para a educação empreendedora. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30916
Data do documento: 25-Nov-2022
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fabiana Vicente de Carvalho.pdf2,11 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.