REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30916
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarvalho, Fabiana Vicente de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2109117910428030pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Maria da Graça Moreira da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7868517261081624pt_BR
dc.date.accessioned2023-02-03T14:51:32Z-
dc.date.available2023-02-03T14:51:32Z-
dc.date.issued2022-11-25-
dc.identifier.citationCarvalho, Fabiana Vicente de. Competências empreendedoras e Base Nacional Comum Curricular: uma reflexão sobre a formação de professores para a educação empreendedora. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30916-
dc.description.resumoEste estudo faz parte da Linha de Pesquisa Novas Tecnologias na Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. O seu objetivo é trazer uma reflexão sobre a formação de professores para trabalhar competências emprendedores de forma articulada com as competências apontadas na Base Nacional Comum Currícular a partir do cursos “Competências Empreendedoras Integradas à BNCC para Educadores” ofertado na modalidade EAD. Possui abordagem qualitativa. Para aprofundar o tema, a fundamentação metodológica trouxe um referencial teórico sobre Currículo por competência, Empreendedorismo, Educação Empreendedora e a formação de professores na modalidade EAD. Foram analisados os casos de ensino entregues pelos educadores a fim de buscar nas práticas pedagógicas relatadas a articulação entre as duas matrizes. No levantamento, identificou-se que é possivel trabalhar as duas matrizes de forma articulada e que os educadores possem mais facilidade em reconhecer algumas competências do que outraspt_BR
dc.description.abstractThis study is part of the New Technologies in Education Research Line of the Graduate Program in Education: Curriculum of the Pontifical Catholic University of São Paulo. Its objective is to bring a reflection on the training of teachers to work on entrepreneurial skills in an articulated way with the skills indicated in the National Common Curriculum Base from the courses "Entrepreneurial Skills Integrated to the BNCC for Educators" offered in the EAD modality. It has a qualitative approach. To deepen the theme, the methodological foundation brought a theoretical reference on Curriculum by competence, Entrepreneurship, Entrepreneurial Education and the training of teachers in the EAD modality. The teaching cases delivered by the educators were analyzed in order to search the articulation between the two matrices in the pedagogical practices reported. In the survey, it was identified that it is possible to work the two matrices in an articulated way and that educators have an easier time in recognizing some competences than othersen_US
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCompetências Empreendedoraspt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectEducação Empreendedorapt_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEntrepreneurial competenciesen_US
dc.subjectResumeen_US
dc.subjectEntrepreneurial educationen_US
dc.subjectBNCCen_US
dc.subjectTeacher trainingen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpt_BR
dc.titleCompetências empreendedoras e Base Nacional Comum Curricular: uma reflexão sobre a formação de professores para a educação empreendedorapt_BR
dc.title.alternativeEntrepreneurial competences and a Common National Curriculum Base: a reflection on teacher training for entrepreneurial educationen_US
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fabiana Vicente de Carvalho.pdf2,11 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.