REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27804
Tipo: Dissertação
Título: Efeitos de NCR sobre respostas pré-estabelecidas e ensino de novas respostas: um estudo translacional
Autor(es): Souza, Maynary Elizabethe Azevedo de
Primeiro Orientador: Micheletto, Nilza
Resumo: Reforçamento Não Contingente (NCR) é muito usado para redução de comportamento problema na intervenção e pesquisas em ABA, conjugado a DRA pode promover o ensino do novas respostas. O presente estudo se baseia nos achados por Kelley et al. (2017) e tem como objetivos analisar: a) a generalização dos resultados entre espécies; b) mecanismos pelos quais NCR atua; c) os efeitos de NCR+DRA sobre respostas préinstaladas; d) os efeitos de NCR sobre a aquisição e manutenção de novas respostas; e) quantidades mínimas de NCR suficientes para redução de respostas-alvo. 4 roedores foram submetidos as Fases (1) Aquisição de Resposta (RPI), que contou com Modelagem, CRF e VI 15 segundos para resposta de puxar o triângulo; (2) Condição Sistemática, a liberação de diferentes quantidades de NCR em ordem crescente e decrescente, concomitante ao reforçamento da resposta alternativa (DRA) de pressão a barra (RBA) e; (3) Condição Randômica, mesmas quantidades de NCR da Condição anterior dispostas em ordem aleatória, concomitante a DRA. Os resultados sugerem que há generalização entre as espécies, que NCR pode atuar por mais de um mecanismo para promover a redução de respostas pré-instaladas, além de resultar no retardo da aquisição de uma nova resposta, assim como competir com sua manutenção, a depender das quantidades dispostas
Abstract: Sem Abstract
Palavras-chave: Análise do comportamento
Reforçamento não contingente
Extinção
Reforçamento diferencial
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento
Citação: Souza, Maynary Elizabethe Azevedo de. Efeitos de NCR sobre respostas pré-estabelecidas e ensino de novas respostas: um estudo translacional. 2022. Dissertação (Mestrado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27804
Data do documento: 12-Ago-2022
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maynary Elizabethe Azevedo de Souza.pdf579,85 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.