Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27804
Tipo: | Dissertação |
Título: | Efeitos de NCR sobre respostas pré-estabelecidas e ensino de novas respostas: um estudo translacional |
Autor(es): | Souza, Maynary Elizabethe Azevedo de |
Primeiro Orientador: | Micheletto, Nilza |
Resumo: | Reforçamento Não Contingente (NCR) é muito usado para redução de comportamento problema na intervenção e pesquisas em ABA, conjugado a DRA pode promover o ensino do novas respostas. O presente estudo se baseia nos achados por Kelley et al. (2017) e tem como objetivos analisar: a) a generalização dos resultados entre espécies; b) mecanismos pelos quais NCR atua; c) os efeitos de NCR+DRA sobre respostas préinstaladas; d) os efeitos de NCR sobre a aquisição e manutenção de novas respostas; e) quantidades mínimas de NCR suficientes para redução de respostas-alvo. 4 roedores foram submetidos as Fases (1) Aquisição de Resposta (RPI), que contou com Modelagem, CRF e VI 15 segundos para resposta de puxar o triângulo; (2) Condição Sistemática, a liberação de diferentes quantidades de NCR em ordem crescente e decrescente, concomitante ao reforçamento da resposta alternativa (DRA) de pressão a barra (RBA) e; (3) Condição Randômica, mesmas quantidades de NCR da Condição anterior dispostas em ordem aleatória, concomitante a DRA. Os resultados sugerem que há generalização entre as espécies, que NCR pode atuar por mais de um mecanismo para promover a redução de respostas pré-instaladas, além de resultar no retardo da aquisição de uma nova resposta, assim como competir com sua manutenção, a depender das quantidades dispostas |
Abstract: | Sem Abstract |
Palavras-chave: | Análise do comportamento Reforçamento não contingente Extinção Reforçamento diferencial |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento |
Citação: | Souza, Maynary Elizabethe Azevedo de. Efeitos de NCR sobre respostas pré-estabelecidas e ensino de novas respostas: um estudo translacional. 2022. Dissertação (Mestrado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27804 |
Data do documento: | 12-Ago-2022 |
Aparece nas coleções: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Maynary Elizabethe Azevedo de Souza.pdf | 579,85 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.