REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento
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dc.creatorSouza, Maynary Elizabethe Azevedo de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6570710508472068pt_BR
dc.contributor.advisor1Micheletto, Nilza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4845103726974648pt_BR
dc.date.accessioned2022-09-21T14:35:32Z-
dc.date.available2022-09-21T14:35:32Z-
dc.date.issued2022-08-12-
dc.identifier.citationSouza, Maynary Elizabethe Azevedo de. Efeitos de NCR sobre respostas pré-estabelecidas e ensino de novas respostas: um estudo translacional. 2022. Dissertação (Mestrado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27804-
dc.description.resumoReforçamento Não Contingente (NCR) é muito usado para redução de comportamento problema na intervenção e pesquisas em ABA, conjugado a DRA pode promover o ensino do novas respostas. O presente estudo se baseia nos achados por Kelley et al. (2017) e tem como objetivos analisar: a) a generalização dos resultados entre espécies; b) mecanismos pelos quais NCR atua; c) os efeitos de NCR+DRA sobre respostas préinstaladas; d) os efeitos de NCR sobre a aquisição e manutenção de novas respostas; e) quantidades mínimas de NCR suficientes para redução de respostas-alvo. 4 roedores foram submetidos as Fases (1) Aquisição de Resposta (RPI), que contou com Modelagem, CRF e VI 15 segundos para resposta de puxar o triângulo; (2) Condição Sistemática, a liberação de diferentes quantidades de NCR em ordem crescente e decrescente, concomitante ao reforçamento da resposta alternativa (DRA) de pressão a barra (RBA) e; (3) Condição Randômica, mesmas quantidades de NCR da Condição anterior dispostas em ordem aleatória, concomitante a DRA. Os resultados sugerem que há generalização entre as espécies, que NCR pode atuar por mais de um mecanismo para promover a redução de respostas pré-instaladas, além de resultar no retardo da aquisição de uma nova resposta, assim como competir com sua manutenção, a depender das quantidades dispostaspt_BR
dc.description.abstractSem Abstracten_US
dc.description.sponsorshipFundação São Paulo – FUNDASPpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanas e da Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamentopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnálise do comportamentopt_BR
dc.subjectReforçamento não contingentept_BR
dc.subjectExtinçãopt_BR
dc.subjectReforçamento diferencialpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTALpt_BR
dc.titleEfeitos de NCR sobre respostas pré-estabelecidas e ensino de novas respostas: um estudo translacionalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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