Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23577
Tipo: | Dissertação |
Título: | Educação de Jovens e Adultos: currículo e formação de professores em uma escola pública da cidade de São Paulo |
Título(s) alternativo(s): | Youth and Adult Education: curriculum and teacher training in a public school in the city of São Paulo |
Autor(es): | Silva, Tania Regina da |
Primeiro Orientador: | Silveira, Nadia Dumara Ruiz |
Resumo: | A presente dissertação tem como objetivo central analisar a implementação do Currículo da EJA na formação continuada de professores que atuam como docentes no Ensino Fundamental. A pesquisa foi desenvolvida a partir da seguinte problemática: como desenvolver a formação de Professores considerando a concepção de currículo da Secretaria Municipal de Educação da Cidade de São Paulo para EJA, norteadora do Projeto Político Pedagógico e da prática docente, tendo como referência o perfil de jovens, adultos e idosos. Para tanto, foram analisados documentos oficiais de uma EMEF na Cidade de São Paulo, tais como: Projeto Político Pedagógico, Projeto Estratégico de Ação, Plano de formação do Coordenador Pedagógico e legislação pertinente à EJA, verificando a partir desses registros como os conceitos ali presentes constituem-se e articulam-se, interferindo ou não na qualidade do ensino dessa modalidade de ensino. A pesquisa embasa-se no seguinte referencial teórico: Sacristán, J. G. (2015); Di Pierro, M. C. e Haddad, S. (2000); Feldmann, M. G. (2009); Tardif, M. (2014); Arroyo, M. G. (2013); Gadotti, M., Silveira, Freire, P. (1996); Saviani, D. (2013) e Silva, T. T. (2019). A metodologia adotada é de abordagem qualitativa, incorporando estudos teóricos e análise documental, relacionados à Educação de Jovens e Adultos, incluindo legislações, documentos institucionais e, também o estudo empírico, realizado por meio de questionário e roteiro semiestruturado para pesquisa de campo. Os resultados respondem à problemática ao ressaltar a importância de uma formação docente baseada na interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, fundamentada na concepção de professor reflexivo sobre a prática pedagógica e no seu desenvolvimento em discussões acerca de questões culturais e identitárias, que estejam identificadas e correlacionadas ao cotidiano dos sujeitos da EJA |
Abstract: | The main objective of this dissertation is to analyze the implementation of the YAE Curriculum in the continuing education of teachers who work in the Elementary School. The research was developed from the following problematic: how to develop teacher training considering the conception of curriculum of the Municipal Education Secretary of the City of São Paulo for YAE, guiding the Political Pedagogical Project and the teaching practice, having as reference the profile of young people, adults and elderly. Municipal Elementary School. To this end, official documents of an Municipal Elementary School in the City of São Paulo were analyzed, such as: Political Pedagogical Project, Strategic Action Project, Pedagogical Coordinator training plan and legislation related to YAE, verifying from these records how the concepts present therein are constituted and articulated, interfering or not in the quality of education of this education modality. The research is based on the following theoretical framework: Sacristan, J.G. (2015); Di Pierro, M.C. e Haddad, S. (2000); Feldmann, M.G. (2009); Tardif, M. (2014); Arroyo, M.G. (2013); Gadotti, M., Freire, P. (1996); Saviani, D. (2013) e Silva, T.T. (2019). The methodology adopted is qualitative in approach, incorporating theoretical studies and document analysis related to Youth and Adult Education, including legislation and institutional documents and also the empirical study carried out through a questionnaire and a semi-structured script for field research. The results answer the problem by highlighting the importance of a teacher training based on interdisciplinarity and transdisciplinarity, based on the concept of a reflective teacher about the pedagogical practice and its development in discussions about cultural and identity issues, which are identified and correlated to the daily life of YAE subjects, from the organization of the Collective Pedagogical Work, allowing everyone to be involved in relevant issues in relation to real situations that affect the school community as a whole. It encourages the participation and collective action of those involved in the work at all stages of the school project, in a critical and responsible way |
Palavras-chave: | Educação de Jovens e Adultos Currículo Formação de professores Youth and Adult Education Curriculum Teacher education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
Citação: | Silva, Tania Regina da. Educação de Jovens e Adultos: currículo e formação de professores em uma escola pública da cidade de São Paulo. 2021. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/23577 |
Data do documento: | 9-Abr-2021 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tania Regina da Silva.pdf | 952,97 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.