REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23546
Tipo: Dissertação
Título: Encceja, avaliação e currículo de uma escola paulistana: uma análise crítica
Autor(es): Prado, Mariana Antonieta Barreto do
Primeiro Orientador: Ciampi, Helenice
Resumo: Esta pesquisa se insere no campo dos estudos sobre currículo, certificação e avaliação da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A EJA brasileira enfrenta seu pior momento desde o período de redemocratização do país: a redução do financiamento e da participação da sociedade civil, a extinção dos fóruns EJA e, finalmente, a extinção da Secretaria de Educação Continuada, Diversidade e Inclusão mostram que a EJA ocupa pauta marginal no atual governo. Paralelo a isso, o Exame Nacional para a Certificação de Jovens e Adultos (Encceja), política pública que tem como objetivo certificar e avaliar a EJA, teve em 2019 o maior número de inscrições. Essa política ainda foi pouco analisada por estudos acadêmicos, principalmente do ponto de vista pedagógico. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa é entender quais as aproximações e distanciamentos da política de avaliação e certificação do Encceja, com foco nos conhecimentos exigidos pela prova, em relação ao currículo do projeto de EJA da Escola Lourenço Castanho, a fim de analisar a política pública a partir de uma experiência real de realização. Trata-se de um estudo voltado para averiguar a pertinência da prova do Encceja para seu público alvo, estudando um lócus específico da EJA. A hipótese inicial da pesquisa é de que o Encceja possui limitações para avaliar esta modalidade da educação. A metodologia utilizada é a análise documental do Livro do Professor, do Livro do Estudante, da prova de Linguagens e códigos do Encceja Ensino Fundamental de 2017 e dos documentos que estabelecem o currículo do projeto EJA da Escola Lourenço Castanho. Dados quantitativos da aplicação do Encceja 2017 também foram analisados. Ao comparar o currículo com o exame de avaliação, assim como o perfil dos alunos e interessados nos exames, foi possível constatar que a política de avaliação e certificação apresenta problemáticas estruturais e conceituais, desconsiderando a diversidade de jovens e adultos e privilegiando sujeitos autônomos e escolarizados. Embasam a pesquisa os seguintes autores: Arroyo (2005), Haddad e Di Pierro (2000), Di Pierro (2000, 2001, 2005), Fávero (2011) e Cainelli (2002) no que diz respeito à EJA; Catelli Jr (2016, 2013) e Serrao (2014), para o Encceja; Ivor Goodson (2001) para a discussão sobre currículo; Julia (2001) para o debate sobre cultura escolar em uma perspectiva histórica
Abstract: This research is part of the field of studies on curriculum, certification and evaluation of Youth and Adult Education (EJA). Brazilian EJA faces its worst moment since the country's redemocratization period: the reduction of financing and civil society participation, the extinction of EJA forums and, finally, the extinction of the Secretariat for Continuing Education, Diversity and Inclusion show that EJA occupies a marginal position in the current government’s agenda. In parallel, the National Examination for the Certification of Youth and Adults (Encceja), a public policy that aims to certify and evaluate EJA, had the largest number of registrations in 2019. This policy has still been barely analyzed by academic studies, mainly from the pedagogical point of view. Therefore, the objective of this research is to understand what are the proximities and detachments from the evaluation and certification policy of Encceja, focusing on the knowledge required by the exam, in relation to the curriculum of the EJA project of the Lourenço Castanho School, in order to analyze this policy addressing a real experience of implementation. This study aims to assess the pertinence of the Encceja exam for its target audience, studying a specific locus of EJA. The initial hypothesis of the research is that Encceja has limitations to evaluate this modality of education. The methodology used is document analysis of the Teacher's Book, the Student's Book, the Language and Codes test of Encceja Ensino Fundamental (Elementary Education) 2017 and the documents that institute the curriculum of the EJA project of the Lourenço Castanho School. Quantitative data about Encceja 2017 were also analyzed. When comparing the curriculum with the assessment exam, as well as the profile of the students and those interested in the exam, it was possible to verify that the assessment and certification policy presents structural and conceptual problems, disregarding the diversity of young people and adults and privileging autonomous and educated individuals. The following authors substantiate this research: Arroyo (2005), Haddad and Di Pierro (2000), Di Pierro (2000, 2001, 2005), Fávero (2011) and Cainelli (2002) with regard to EJA; Catelli Jr (2016, 2013) and Serrao (2014), for Encceja; Ivor Goodson (2001) for the discussion on curriculum; Julia (2001) for the debate on school culture from a historical perspective
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos
Ensino Fundamental
Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos
Youth and Adult Education
Elementary School
National Examination for the Certification of Youth and Adults
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
Citação: Prado , Mariana Antonieta Barreto do. Encceja, avaliação e currículo de uma escola paulistana: uma análise crítica. 2020. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/23546
Data do documento: 3-Mar-2020
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mariana Antonieta Barreto do Prado.pdf2,76 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.