REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23114
Tipo: Tese
Título: Relatos de práticas de ensino de leitura na Educação de Jovens e Adultos-EJA no município de Nova Andradina/MS
Autor(es): Souza, Ronyvaldo de
Primeiro Orientador: Ferreira, Luiz Antonio
Resumo: Esta tese tem por tema exposição e reflexão de relatos de práticas de ensino de leitura na Educação de Jovens e Adultos - EJA no município de Nova Andradina/MS. Situa-se na linha de pesquisa “leitura, ensino e escrita de Língua Portuguesa” da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Embasa-se teoricamente nas teorias metacognitivas e cognitivas da leitura estruturadas em Kleiman (1998), Foucambert (1994), Solé (1998) Geraldi (1988, 1996, 1997) e nos documentos oficiais da educação brasileira para o ensino de jovens e adultos. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualiquantitativa fundamentada em gráficos específicos do município analisado e apresenta resultados que necessitam da interpretação do pesquisador. Os resultados obtidos demonstram que ainda há carência de políticas públicas que desmontem antigas concepções do que venha a ser a função da EJA em âmbito nacional e especificamente em Andradina/MS. Motivo pelo qual esse trabalho se faz necessário como instrumento de reflexão da condição atual sobre a temática proposta nesse objeto de pesquisa
Abstract: This thesis has as its theme exposure and reflection of reports of reading teaching practices in Youth and Adult Education - EJA in Nova Andradina / MS. It is situated in the research line “reading, teaching and writing of Portuguese Language” of the Pontifical Catholic University of São Paulo. It is theoretically based on the metacognitive and cognitive theories of reading structured in Kleiman (1998), Foucambert (1994), Solé (1998) Geraldi (1988, 1996, 1997) and the official documents of Brazilian education for youth and adult education. Methodologically, this is a qualitative and quantitative research based on specific graphics of the analyzed municipality and presents results that require the interpretation of the researcher. The results show that there is still a lack of public policies that dismantle old conceptions of what will be the function of EJA nationally and specifically in Andradina / MS. This is why this work is necessary as an instrument for reflection of the current condition on the proposed theme in thisresearchobject
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos - EJA
Cognição
Língua portuguesa - Estudo e ensino
Youth and Adult Education - EJA (BR)
Cognition
Portuguese language - Study and teaching
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa
Citação: Souza, Ronyvaldo de. Relatos de práticas de ensino de leitura na Educação de Jovens e Adultos-EJA no município de Nova Andradina/MS. 2019. 128 f. Tese (Doutorado em Língua Portuguesa) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/23114
Data do documento: 11-Mar-2020
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ronyvaldo de Souza.pdf1,47 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.