Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23114
Tipo: | Tese |
Título: | Relatos de práticas de ensino de leitura na Educação de Jovens e Adultos-EJA no município de Nova Andradina/MS |
Autor(es): | Souza, Ronyvaldo de |
Primeiro Orientador: | Ferreira, Luiz Antonio |
Resumo: | Esta tese tem por tema exposição e reflexão de relatos de práticas de ensino de leitura na Educação de Jovens e Adultos - EJA no município de Nova Andradina/MS. Situa-se na linha de pesquisa “leitura, ensino e escrita de Língua Portuguesa” da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Embasa-se teoricamente nas teorias metacognitivas e cognitivas da leitura estruturadas em Kleiman (1998), Foucambert (1994), Solé (1998) Geraldi (1988, 1996, 1997) e nos documentos oficiais da educação brasileira para o ensino de jovens e adultos. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualiquantitativa fundamentada em gráficos específicos do município analisado e apresenta resultados que necessitam da interpretação do pesquisador. Os resultados obtidos demonstram que ainda há carência de políticas públicas que desmontem antigas concepções do que venha a ser a função da EJA em âmbito nacional e especificamente em Andradina/MS. Motivo pelo qual esse trabalho se faz necessário como instrumento de reflexão da condição atual sobre a temática proposta nesse objeto de pesquisa |
Abstract: | This thesis has as its theme exposure and reflection of reports of reading teaching practices in Youth and Adult Education - EJA in Nova Andradina / MS. It is situated in the research line “reading, teaching and writing of Portuguese Language” of the Pontifical Catholic University of São Paulo. It is theoretically based on the metacognitive and cognitive theories of reading structured in Kleiman (1998), Foucambert (1994), Solé (1998) Geraldi (1988, 1996, 1997) and the official documents of Brazilian education for youth and adult education. Methodologically, this is a qualitative and quantitative research based on specific graphics of the analyzed municipality and presents results that require the interpretation of the researcher. The results show that there is still a lack of public policies that dismantle old conceptions of what will be the function of EJA nationally and specifically in Andradina / MS. This is why this work is necessary as an instrument for reflection of the current condition on the proposed theme in thisresearchobject |
Palavras-chave: | Educação de Jovens e Adultos - EJA Cognição Língua portuguesa - Estudo e ensino Youth and Adult Education - EJA (BR) Cognition Portuguese language - Study and teaching |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa |
Citação: | Souza, Ronyvaldo de. Relatos de práticas de ensino de leitura na Educação de Jovens e Adultos-EJA no município de Nova Andradina/MS. 2019. 128 f. Tese (Doutorado em Língua Portuguesa) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/23114 |
Data do documento: | 11-Mar-2020 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ronyvaldo de Souza.pdf | 1,47 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.