REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23063
Tipo: Dissertação
Título: Produção de textos narrativos com enfoque na habilidade metatextual: programa de intervenção para o 5º ano do Ensino Fundamental
Título(s) alternativo(s): Production of narrative texts focusing on metatextual skill: intervention program for the 5th grade of elementary school
Autor(es): Dias, Luiz Carlos
Primeiro Orientador: Maluf, Maria Regina
Resumo: Saber ler e escrever são habilidades fundamentais e, de certo modo, indispensáveis para indivíduos pertencentes a uma cultura letrada. Ter o pleno domínio do sistema alfabético implica decodificar e compreender o que está escrito. Essa aprendizagem, por sua vez, permite o acesso direto a normas e outras informações e, ao mesmo tempo, a independência de intérpretes. Por isso, com o ingresso da criança no processo de escolarização, não é por acaso que a aprendizagem da linguagem escrita seja uma das primeiras a ser realizada, pois ela possibilita o acesso a outras aprendizagens na escola. Esta é uma pesquisa do tipo experimental com grupo controle, delineada em três etapas: pré-teste, intervenção e pós-teste e teve como objetivo verificar o efeito de instruções a respeito de esquemas narrativos sobre a produção de textos em condições reais de ensino. Participaram da pesquisa 59 crianças de duas turmas do 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública de São Paulo. Por sorteio, foi definido que o 5º ano A passaria pela intervenção e que o 5º ano B seria o controle. O pré-teste consistiu em uma produção de texto narrativo com o tema “A grande aventura” e, após sua avaliação, 34 textos foram considerados na categoria “alfabéticos com proficiência”, sendo 17 da turma do 5º ano A e 17 da turma do 5º ano B. Embora a amostra fosse constituída de 17 crianças, as atividades de intervenção foram feitas com todas as 29 crianças presentes na sala de aula da turma do 5º ano A (Grupo Experimental). As 30 crianças da turma do 5º ano B, à qual pertenciam os participantes do grupo controle, seguiram com as atividades pedagógicas regulares. As sessões de intervenção consistiram em atividades de natureza metatextual: jogos embaralhados, marcações explícitas de partes do texto, quebra-cabeças. Os resultados do pósteste indicam que, após as seis sessões de intervenção, houve mudança significativa na produção de textos escritos, a favor das crianças do 5º A (Grupo Experimental). Foi possível concluir que o aumento médio das notas no grupo experimental é maior do que o aumento médio das notas no grupo de controle
Abstract: Knowing how to read and write are fundamental skills and, in a way, indispensable for individuals from a literate culture. Having full command of the alphabetic system implies decoding and understanding what is written. This learning, in turn, allows direct access to standards and other information, and at the same time, the independence of interpreters. Therefore, with the inclusion of children in the schooling process, it is no coincidence that learning written language is one of the first to be performed, as it allows access to other learning at school. This is an experimental research with control group, designed in three stages: pretest, intervention and post-test and aimed to verify the effect of instructions regarding narrative schemes on the production of texts in real teaching conditions. Fifty-nine children from two 5th grade elementary school students from a public school in São Paulo participated in the research. By lot, it was defined that the 5th year A would be the intervention and that the 5th year B would be the control. The pre-test consisted of a narrative text production with the theme “The Great Adventure” and, after its evaluation, 34 texts were considered in the “alphabetic with proficiency” category, 17 of the 5th grade A and 17 of the 5th grade B. Although the sample consisted of 17 children, the intervention activities were performed with all 29 children present in the classroom of the 5th grade class A (Experimental Group). The 30 children from the 5th grade B class, to which the participants of the control group belonged, followed with the regular pedagogical activities. The intervention sessions consisted of metatextual activities: scrambled games, explicit marking of parts of the text, puzzles. The post-test results indicate that after the six intervention sessions, there was a significant change in the production of written texts in favor of children in the 5th grade (Experimental Group). It was concluded that the average grade increase in the experimental group is higher than the average grade increase in the control group
Palavras-chave: Metalinguagem
Comunicação escrita
Produção de textos
Consciência metatextual
Metalanguage
Written communication
Text production
Metatextual consciousness
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Citação: Dias, Luiz Carlos. Produção de textos narrativos com enfoque na habilidade metatextual: programa de intervenção para o 5º ano do Ensino Fundamental. 2020. 155 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Psicologia da Educação) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/23063
Data do documento: 6-Mar-2020
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