REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/22568
Tipo: Dissertação
Título: Mutações do leitor, da mídia e da aprendizagem: proposta de aplicativo para alfabetização hipermidiática lúdica e interativa
Título(s) alternativo(s): Changes of the reader, media and learning: application proposal for ludic and interactive hypermedia literacy
Autor(es): Botelho, Thaïs Helena Falcão
Primeiro Orientador: Santaella, Lucia
Resumo: A questão dessa dissertação se origina diante das alterações ocorridas a partir da digitalização das linguagens, que permitiram a criação e visualização de conteúdos em que se misturam e convivem signos de natureza verbal, visual e auditiva. Frente a tais transformações, observa-se a necessidade de serem propostos novos processos de aprendizagem na educação, nos quais possam ser incluídas, pedagógica e sistematicamente, outras linguagens além da escrita. Com a intenção de se viabilizar uma melhor compreensão dessa necessidade, esse estudo se desenvolveu através de dois tipos de percursos: o primeiro, acadêmico e mais extenso; o segundo, o da proposta de criação didática. O primeiro percurso se utilizou de algumas alterações, ao longo da história, que convergiram e colaboraram nos processos de criação, produção de distintas linguagens, com foco primeiramente na língua escrita e seu aprendizado. Foram utilizadas duas bases teóricas para palmilhar esse caminho. A primeira teoria, de Magda Soares, que entende que o processo de aprendizagem da língua escrita teria três facetas: a linguística, a interativa e a sociocultural. A segunda base teórica utilizada, de Lucia Santaella, apresenta o desenvolvimento, ao longo dos séculos, de cinco tipos de leitores: contemplativo, movente, imersivo, ubíquo e o leitor prossumidor. Somadas, as duas teorias auxiliaram no entendimento da evolução integrada: do leitor, das mídias e da aprendizagem, com foco maior na linguagem escrita. Essa evolução, vista de forma integrada, permite uma melhor compreensão da atual lacuna no aprendizado de outras linguagens nos conteúdos educacionais. No segundo percurso é apresentada uma proposta de um primeiro roteiro piloto para um objeto digital a ser realizado em hipermídia. Ele seria um componente do aplicativo para alfabetização hipermidiática De um toque para o mundo. O intuito é demonstrar, de forma simples e objetiva - para leitores, educadores e produtores - que essa nova proposta de alfabetização hipermidiática, se encaixa de forma congruente, factível, aos processos pedagógicos básicos e necessários para os alunos e professores do século XXI
Abstract: The issue of this dissertation arises from the changes that occurred from the digitization of languages, which allowed the creation and visualization contents in which signs of a verbal, visual and auditory nature are mixed and coexist. Faced with such transformations, there is a need to propose new learning processes in education, in which other languages other than written can be included pedagogically and systematically. With this need in mind, this study was developed through two types of paths: the first, academic and more extensive; the second, the didactic creation proposal. The first path used some changes, throughout history, that converged and collaborated in the processes of creation, and production of different languages, focusing primarily on written language and its learning. Two theoretical basis were used to follow this path. The first theory, by Magda Soares, understand that the process of learning the written language would have three facets: linguistics, interactive and sociocultural. The second theoretical basis, by Lucia Santaella, presents the development over the centuries of five types of readers: contemplative, moving, immersive, ubiquitous and the prosumer reader. Together, the two theories helped to understand the integrated evolution of the reader, the media, and learning with a greater focus on written language. This evolution, seen in an integrated way, allows a better understanding of the current gap in the learning of other types of languages in educational contents. In the second path, a proposal is presented for a first pilot script for a digital object to be realized in hypermedia. It would be a component of the One Touch to the World hypermedia application for literacy. The intention is, to demonstrate in a simple and objective way - for readers, educators and producers - that this new proposal of hypermedia literacy, fits congruently, and feasibly in to the basic pedagogical processes and necessities for the students and teachers of the 21st century
Palavras-chave: Educação
Alfabetização hipermidiática
Aplicativo
Inovações educacionais
Education
Hypermedia literacy
Application
Educational innovations
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital
Citação: Botelho, Thaïs Helena Falcão. Mutações do leitor, da mídia e da aprendizagem: proposta de aplicativo para alfabetização hipermidiática lúdica e interativa. 2019. 143 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/22568
Data do documento: 27-Ago-2019
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Thaïs Helena Falcão Botelho.pdf2,03 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.