REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/22544
Tipo: Tese
Título: Construção de um percurso de estudo e pesquisa para formação de professores: o ensino de cônicas
Autor(es): Benito, Ricardo Nicasso
Primeiro Orientador: Silva, Maria José Ferreira da
Resumo: Esta pesquisa focou na formação inicial de professores de matemática para o ensino das cônicas (parábola, elipse e hipérbole) tendo como quadro teórico a Teoria Antropológica do Didático e como sujeitos de pesquisa estudantes de licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Sergipe. O objetivo do trabalho foi investigar de que maneira o dispositivo dos Percursos de Estudo e Pesquisa para Formação de Professores podem ajudar esse grupo de futuros professores a questionar, analisar, desenhar e experimentar processos de ensino a respeito de cônicas. Para isso, seguimos a metodologia de pesquisa qualitativa usada pela TAD, baseada em princípios da Engenharia Didática, que possui quatro fases. Na primeira etapa, ocorrem as análises praxeológicas ou análises preliminares, em que fazemos um questionamento epistemológico do objeto matemático e da necessidade de introduzi lo na escola, além de um estudo das condições e restrições oferecidas pelas instituições de ensino; em seguida, devemos fazer a análise a priori e o planejamento matemático e didático da proposta de intervenção. Na terceira fase, estão a experimentação e a análise “in vivo”, e para a última etapa ficam a análise a posteriori, a validação das hipóteses de pesquisa e propostas planejadas nas fases anteriores. Neste trabalho foram desenvolvidos um Modelo Epistemológico de Referência – MER, a respeito das geometrias das cônicas, e um Percurso de Estudo e Pesquisa – PEP, que foi aplicado em turmas dos ensinos médio e superior e forneceram elementos para o desenho da formação inicial. Como resultados temos que o PEP-FP contribuiu positivamente para a formação desse grupo de futuros professores, que, ao final da formação, propuseram aulas em que as cônicas não eram abordadas somente na geometria analítica e com estratégias de ensino que buscavam romper com o paradigma de visita às obras. Além do mais, a metodologia de pesquisa usada neste trabalho forneceu condições para uma dialética entre o MER e o PEP-FP que auxiliou no planejamento das atividades da formação inicial, trouxe contribuições para uma reformulação do Modelo Epistemológico de Referência, e, ao final, a junção desses dois elementos nos proporcionou uma praxeologia para o ensino de cônicas na formação inicial de professores
Abstract: This research focused on the initial math teachers education for the teaching of conics (parabola, ellipse, and hyperbole) having as a theoretical framework the Anthropological Theory of the Didactic (ATD) and as research subjects students at Mathematics Degree at the Federal University of Sergipe. The aim was to investigate how the device of the Study and Research Paths for Teacher Education (SRP-TE) can help this group of future teachers to question, analyze, design and experiment conic teaching processes. For this, we follow the methodology of qualitative research used by ATD, based on principles of didactic engineering, which has four steps. At the first one, we have praxeological analysis or preliminary analysis, in which we make an epistemological questioning of the mathematical object and the need to introduce it to the school, in addition to a study of the conditions and restrictions offered by educational institutions, then we must do the analysis a priori and the mathematical and didactic planning of the intervention proposal. On the third step, we have the experimentation and analysis in vivo and for the last one we have the posteriori analysis, validation of the research hypotheses and proposals planned on previous steps. In this work, we developed a Reference Epistemological Model (REM) for conics geometries and a Study and Research Paths (SRP) that were applied in high school and university classes and provided elements for the initial formation design. The results showed that the SRP-TE contributed positively to the formation of this future teachers group that, at the end of the training, presented lesson plans in which the conics were not only approached by analytical geometry and teaching strategies that sought to break with the visiting works paradigm. Moreover, the research methodology used in this work provided the conditions for a dialectic between REM and SRP-TE, which helped on the planning of initial training activities, contributed to a reformulation of the Reference Epistemological Model and, finally, the junction of both elements provided a praxeology for the initial teacher education
Palavras-chave: Professores - Formação profissional
Teoria antropológica do didático
Modelo epistemológico de referência
Teachers - Occupational training
Anthropological theory of the didactic
Reference epistemological model
Cônicas
Paradigma de questionamento do mundo
Percurso de estudo e pesquisa
Conics
Questioning the world paradigm
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Citação: Benito, Ricardo Nicasso. Construção de um percurso de estudo e pesquisa para formação de professores: o ensino de cônicas. 2019. 220 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/22544
Data do documento: 17-Mai-2019
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ricardo Nicasso Benito.pdf52,7 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.