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Tipo do documento: Tese
Título: Imigrantes, xenofobia e racismo: uma análise de conflitos em escolas municipais de São Paulo
Título(s) alternativo(s): Immigrants, xenophobia and racism: an analysis of conflicts in municipal schools in São Paulo
Autor: Oliveira, Leila Maria de 
Primeiro orientador: Casali, Alipio
Resumo: A pesquisa tem como objetivo analisar os conflitos relacionados à presença de estudantes imigrantes e/ou filhos de imigrantes na rede municipal de ensino de São Paulo. A metodologia utilizada é o enfoque qualitativo, em que os dados coletados são predominantemente descritivos e explicativos. Dessa forma, a revisão da literatura permitiu entender o histórico e as clivagens relacionados aos movimentos migratórios no Brasil e as suas influências no sistema de ensino. Foram levantadas as políticas nacionais, estaduais e municipais de educação, que oferecem intersecção com as expectativas de aprendizagem assumidas para o enfrentamento à xenofobia e para uma educação intercultural. A adoção do método etnográfico permitiu observar in loco e interpretar possíveis conflitos provocados pela presença de imigrantes no cotidiano escolar. A pesquisa revelou uma relação entre a xenofobia/racismo e as hierarquias atribuídas aos diferentes grupos de imigrantes: imigrantes com fenótipos ocidentais tendem a ser integrados com mais facilidade, ao aprenderem o português; enquanto imigrantes com fenótipos não ocidentais, mesmo tendo o português como língua materna, encontram mais dificuldades. Espera-se, com este estudo, oferecer subsídios à elaboração de políticas educacionais e aos projetos pedagógicos de escolas que recebem alunos imigrantes, assim como às práticas e aos estudos voltados à valorização da diferença em sala de aula
Abstract: This research aims at analyzing the conflicts related to the presence of immigrant students and children of immigrants in the municipal schools of Sao Paulo. The qualitative methodology is adopted in this work, with the data collected being predominantly descriptive and explanatory. Thus, the literature review conducted here allowed us to better understand the history and the cleavages related to migratory movements in Brazil and its influences on the education system. We have investigated policies at national, state and municipal levels that offer an intersection with the expectations of learning experiences meant to confront xenophobia and racism in an intercultural approach. The adoption of the ethnographic method allowed the observation in locus and the interpretation of possible conflicts caused by the presence of immigrants in the daily school life. The research revealed a close relationship between xenophobia-racism and the hierarchies attributed to the different groups of immigrants: those with western phenotypes tend to be integrated more easily while learning Portuguese and immigrants with non-western phenotypes find more difficulties, even when Portuguese is their mother tongue. It is hoped that this study will be an incentive to the elaboration of education policies and to pedagogical projects in schools that receive immigrant students, as well as practices and studies focused on valuing the differences in the classroom
Palavras-chave: Currículo
Imigrantes - Educação - Brasil
Xenofobia
Racismo na educação
Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias (São Paulo, SP)
Curriculum
Immigrants - Education - Brazil
Xenophobia
Racism in education
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Oliveira, Leila Maria de. Imigrantes, xenofobia e racismo: uma análise de conflitos em escolas municipais de São Paulo. 2019. 228 f. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/22442
Data de defesa: 24-Jun-2019
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