Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/22278
Tipo: | Tese |
Título: | Currículo intercultural na fronteira: um estudo sobre a política e as práticas de currículo na fronteira Brasil/Bolívia do estado de Rondônia |
Título(s) alternativo(s): | Intercultural curriculum at the border: a study on curriculum policy and practices at the Brazil / Bolivia border of the state of Rondônia |
Autor(es): | Uchôa, Márcia Maria Rodrigues |
Primeiro Orientador: | Casali, Alipio |
Resumo: | A pesquisa versa sobre um estudo da Política e das Práticas de Currículo na fronteira Brasil/Bolívia do estado de Rondônia, com o objetivo de analisar a política curricular adotada pela Secretaria de Estado da Educação de Rondônia – SEDUC-RO e os desdobramentos da sua implementação nas práticas curriculares das escolas estaduais das cidades de Nova Mamoré e Guajará-Mirim, ambas na região fronteiriça, para proporcionar uma reflexão sobre a presença da cultura boliviana nos currículos das instituições educativas destas localidades. A negação da cultura boliviana no currículo das escolas, que tem contribuído para a propagação do preconceito e da discriminação ao imigrante boliviano, constitui-se o nosso problema de pesquisa. O currículo sob uma perspectiva de interculturalidade, nossa hipótese de pesquisa, abre perspectivas para fazer avançar a justiça social, pelo reconhecimento e afirmação da cultura subjugada e periférica no contexto escolar. A base teórica da pesquisa é composta pelas contribuições de Paulo Freire, Michael Apple, José Gimeno Sacristán, Boaventura Sousa Santos, Vera Maria Candau, dentre outros, que nos remetem a uma educação intercultural. Subsidiados igualmente pela ética da libertação de Enrique Dussel, pretendemos contribuir para uma justiça que considere a situação de oprimido do Outro, pelo princípio da alteridade. A abordagem metodológica é qualitativa, realizada por pesquisa empírica e documental, com uso das seguintes técnicas: questionários, entrevista semiestruturada, análise de conteúdo e de documentos. Espera-se que este trabalho possa contribuir para atenuar o preconceito e a discriminação ao imigrante boliviano, que geram, por conseguinte, o desprezo, a exploração e a expropriação, historicamente latentes nessa fronteira, sob a alegação de suposta superioridade cultural dos brasileiros em relação aos bolivianos, ao tempo em que possa proporcionar o empoderamento da cultura estigmatizada e a interação entre os povos fronteiriços |
Abstract: | This research aims at studying Policy and Practices of School Curriculum in cities of the state of Rondônia, Brazil that border Bolivia . Our goal is to analyze the curricular policy adopted by the State Department of Education of Rondônia (SEDUC-RO) and how its implementation unfolds within the curricular practices of the public schools of the border towns: Nova Mamoré and Guajará-Mirim, in order to provide a reflection on the presence of Bolivian culture in the curricula of the educational institutions of these locations.The lack of inclusion of Bolivian culture in the school curriculum, which has contributed to the spread of prejudice and discrimination against the Bolivian immigrant, constitutes our research problem. Our research hypothesis that approaches curriculum from an intercultural standpoint, opens perspectives for the development of social justice by recognition and affirmation of an overpowered and peripheral culture in the school context. The theoretical framework of our study is made up by contributions of Paulo Freire, Michael Apple, José Gimeno Sacristán, Boaventura Sousa Santos, Vera Maria Candau, among others, who refer us to an intercultural education. Having the support of the ethics of the liberation by Enrique Dussel, we intend to contribute to an equity that considers the situation of the oppressed by the Other, in line with the principle of otherness.The methodological approach is qualitative, carried out by empirical and documentary research, using the following techniques: questionnaires, a semi-structured interview, content and document analysis. It is hoped that this work may contribute to mitigate prejudice and discrimination against the Bolivian immigrant, which give rise to have them contempted, exploited and expropriated. These atitudes have been historically latent on this frontier, on the grounds of alleged cultural superiority of Brazilians in relation to Bolivians. This investigation may likewise help lend some empowerment of the stigmatized culture and foster the interaction between frontier peoples |
Palavras-chave: | Educação multicultural Brasil - Fronteiras - Bolívia Currículo Multicultural education Brazil - Boundaries - Bolivia Curriculum |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
Citação: | Uchôa, Márcia Maria Rodrigues. Currículo intercultural na fronteira: um estudo sobre a política e as práticas de currículo na fronteira Brasil/Bolívia do estado de Rondônia. 2019. 164 f. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/22278 |
Data do documento: | 15-Abr-2019 |
Aparece nas coleções: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Márcia Maria Rodrigues Uchôa.pdf | 4,11 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.