REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/22017
Tipo: Tese
Título: Prática docente inspirada em Paulo Freire: um estudo desenvolvido na disciplina Didática em uma universidade comunitária
Título(s) alternativo(s): Paulo Freire’s inspired teaching practice: a study developed in the didactics subject in a community university
Autor(es): Monteiro, Angélica Ramacciotti
Primeiro Orientador: Saul, Ana Maria
Resumo: Esta pesquisa analisa uma prática docente na perspectiva da educação crítico-emancipatória no Ensino Superior. O estudo apresenta como objetivo geral analisar como se efetiva a prática docente de um educador que se assume freireano. A partir do referencial teórico de Paulo Freire e de autoras cujas produções estão em consonância com os princípios da pedagogia freireana: Ana Maria Saul, Eliete Santiago e Margarete Braga, foram buscadas e analisadas evidências que demonstrassem a práxis educativa do professor. A primeira etapa da pesquisa, de abordagem qualitativa, consistiu em revisão bibliográfica e tessitura de uma trama conceitual freireana, que envolve os conceitos: participação; diálogo; conhecimento e “ser mais”. A segunda etapa, incluiu análise de documentos, observação participante e entrevistas semiestruturadas. A pesquisa de campo foi realizada em uma universidade de caráter comunitário no município de Santos (SP). A análise dos dados revelou que as práticas dialógicas do docente constroem, orientam e movimentam as aulas, que são reinventadas a partir das “situações-limites” apresentadas. A análise dos dados evidenciou que a prática docente pesquisada se mostra coerente com a pedagogia de Paulo Freire, por desenvolver uma relação crítica e emancipatória em sala de aula e buscar a construção de um projeto de sociedade democrático e humanizador. Espera-se que a presente investigação possa oferecer contribuições no sentido de fortalecer a práxis crítico-transformadora de docentes que atuam na perspectiva freireana e se dispõe a trabalhar com a formação de professoras e professores. Este estudo integra uma pesquisa nacional, sediada na Cátedra Paulo Freire da PUC-SP, coordenada pela professora doutora Ana Maria Saul, intitulada: O Pensamento de Paulo Freire na atualidade: análise de políticas e práticas
Abstract: This research analyzes the teaching practice of the critical and emancipatory education in the university environment. The study has the goal of analyze the in class procedures of a teacher who assumes himself as of a freirean line. From the theoretical references of Paulo Freire and authors whose work is in consonance with the principles of Freire’s pedagogy, such as Ana Maria Saul, Eliete Santiago e Margarete Braga, evidences which showed the educational practical movement of the teacher were searched for and analyzed. The first step of the research, of a qualitative approach, was made of a bibliographic review and the contexture of a Freire’s conceptual framework, which embraces the following notions: participation, dialogue, knowledge and “ser mais”. The second step encloses the analysis of documents, observation in class and interviews. The field research was held in a community university in the city of Santos. The data analisys revealed that the teacher’s dialogical practices build up, guide and stir the classes, which are reinvented from the presented limit situations. The data analysis showed that the studied teaching practice agrees with Freire’s pedagogy, because it develops a critical and emancipatory relation in class and tends to pursue a project of a democratic and humanizing society. It is expected that the present investigation may contribute to support the critical-transforming practical movements of teachers who adopt Freire’s framework in relation with the educational basis of other teachers. This study is a part of a national research, settled in the Paulo Freire Cathedra, at PUC-SP, under coordination of PhD Ana Maria Saul, entitled: “Paulo Freire’s Thoughts nowadays: analysis of policies and practices”
Palavras-chave: Pratica de ensino
Professores universitários - Formação profissional
Ensino superior
Freire, Paulo [1921-1997]
Student teaching
College teachers - Occupational training
Higher education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Monteiro, Angélica Ramacciotti. Prática docente inspirada em Paulo Freire: um estudo desenvolvido na disciplina Didática em uma universidade comunitária. 2019. 105 f. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/22017
Data do documento: 8-Mar-2019
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Angélica Ramacciotti Monteiro.pdf1,14 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.