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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/21819
Tipo: | Dissertação |
Título: | Educação Infantil e currículo: conceitos e fazeres pedagógicos na Rede Municipal de Educação de São Paulo |
Título(s) alternativo(s): | Infant Education and Curriculum: Concepts and pedagogical practices in the Municipal Education Network of São Paulo |
Autor(es): | Paulino, Regiane |
Primeiro Orientador: | Abramowicz, Mere |
Resumo: | Esta pesquisa tem por objetivo analisar a estrutura, organização e concepções apresentadas pelos documentos curriculares para educação infantil, propostos pela Rede Municipal de São Paulo, para a partir de tal apreciação, verificar se estas características contribuem para a reprodução de práticas pedagógicas pré-estabelecidas ou abrem possibilidades à inovação, incentivando a exploração de novas formas de fazeres pedagógicos nesta etapa. Para isso, o caminho metodológico escolhido contempla a abordagem qualitativa escolhendo a pesquisa bibliográfica e análise documental que permite à pesquisadora manter o foco no objeto de estudo numa cobertura mais ampla do que poderia ser pesquisada diretamente além de relevar o percurso da ação pedagógica na rede escolhida como contexto da pesquisa e suas transformações através do tempo. Como resultado, foi possível perceber que o universo educacional, especialmente no que se refere a Educação Infantil, passou por grandes mudanças. A criança ganhou lugar de destaque no currículo da etapa e as concepções que embasam as práticas foram ressignificadas de modo que o espaço da educação infantil deixou de ser meramente assistencialista para incorporar, muito mais do que uma postura educacional, uma cultura educativa. Os documentos curriculares atuais do contexto pesquisado, demonstram grande preocupação com a formação reflexiva dos profissionais e a construção coletiva do currículo. Nesse novo cenário, bebês e crianças são considerados protagonistas, de sua aprendizagem e o professor tem o papel de mediador e facilitador desse processo onde o aprender se dá através de vivências, experimentações e interações privilegiando o lúdico. Este estudo pretende contribuir com a busca por novos percursos na educação infantil fornecendo indicativos de como a prática pedagógica pode, de maneira inovadora, delinear-se para incorporar as concepções emergentes dos novos documentos curriculares da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo |
Abstract: | This research aims to analyze the structure, organization and conceptions presented by the curricular documents for children's education, proposed by the Municipal Network of São Paulo, to start from this assessment, to verify if these characteristics contribute to the reproduction of pre-established pedagogical practices or open up possibilities for innovation, encouraging the exploration of new forms of pedagogical practices at this stage. For this, the chosen methodological approach contemplates the qualitative approach choosing the bibliographic research and documentary analysis that allows the researcher to maintain the focus on the object of study in a broader coverage of what could be directly researched besides to highlight the course of the pedagogical action in the chosen network as a context of research and its transformations through time. As a result, it was possible to perceive that the educational universe, especially with regard to Early Childhood Education, underwent great changes. The child gained prominence in the curriculum of the stage and the conceptions that underlie the practices were renumbered so that the space of the education of the child stopped being merely assistencialista to incorporate, much more than an educational position, an educative culture. The current curricular documents of the researched context, show great concern with the reflexive formation of professionals and the collective construction of the curriculum. In this new scenario, infants and children are considered protagonists of their learning and the teacher has the role of mediator and facilitator of this process where learning takes place through experiences, experiences and interactions privileging the playful. This study aims to contribute to the search for new paths in early childhood education, providing indications of how pedagogical practice can, in an innovative way, be delineated to incorporate emerging conceptions of the new curricular documents of the São Paulo Municipal Education Department |
Palavras-chave: | Educação de crianças - Currículos Educação e Estado - São Paulo (cidade) Prática de ensino Early childhood education - Curricula Education and State - São Paulo (Brazil) Student teaching |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
Citação: | Paulino, Regiane. Educação Infantil e currículo: conceitos e fazeres pedagógicos na Rede Municipal de Educação de São Paulo. 2018. 84 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/21819 |
Data do documento: | 28-Set-2018 |
Aparece nas coleções: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
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