REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/21819
Tipo: Dissertação
Título: Educação Infantil e currículo: conceitos e fazeres pedagógicos na Rede Municipal de Educação de São Paulo
Título(s) alternativo(s): Infant Education and Curriculum: Concepts and pedagogical practices in the Municipal Education Network of São Paulo
Autor(es): Paulino, Regiane
Primeiro Orientador: Abramowicz, Mere
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo analisar a estrutura, organização e concepções apresentadas pelos documentos curriculares para educação infantil, propostos pela Rede Municipal de São Paulo, para a partir de tal apreciação, verificar se estas características contribuem para a reprodução de práticas pedagógicas pré-estabelecidas ou abrem possibilidades à inovação, incentivando a exploração de novas formas de fazeres pedagógicos nesta etapa. Para isso, o caminho metodológico escolhido contempla a abordagem qualitativa escolhendo a pesquisa bibliográfica e análise documental que permite à pesquisadora manter o foco no objeto de estudo numa cobertura mais ampla do que poderia ser pesquisada diretamente além de relevar o percurso da ação pedagógica na rede escolhida como contexto da pesquisa e suas transformações através do tempo. Como resultado, foi possível perceber que o universo educacional, especialmente no que se refere a Educação Infantil, passou por grandes mudanças. A criança ganhou lugar de destaque no currículo da etapa e as concepções que embasam as práticas foram ressignificadas de modo que o espaço da educação infantil deixou de ser meramente assistencialista para incorporar, muito mais do que uma postura educacional, uma cultura educativa. Os documentos curriculares atuais do contexto pesquisado, demonstram grande preocupação com a formação reflexiva dos profissionais e a construção coletiva do currículo. Nesse novo cenário, bebês e crianças são considerados protagonistas, de sua aprendizagem e o professor tem o papel de mediador e facilitador desse processo onde o aprender se dá através de vivências, experimentações e interações privilegiando o lúdico. Este estudo pretende contribuir com a busca por novos percursos na educação infantil fornecendo indicativos de como a prática pedagógica pode, de maneira inovadora, delinear-se para incorporar as concepções emergentes dos novos documentos curriculares da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo
Abstract: This research aims to analyze the structure, organization and conceptions presented by the curricular documents for children's education, proposed by the Municipal Network of São Paulo, to start from this assessment, to verify if these characteristics contribute to the reproduction of pre-established pedagogical practices or open up possibilities for innovation, encouraging the exploration of new forms of pedagogical practices at this stage. For this, the chosen methodological approach contemplates the qualitative approach choosing the bibliographic research and documentary analysis that allows the researcher to maintain the focus on the object of study in a broader coverage of what could be directly researched besides to highlight the course of the pedagogical action in the chosen network as a context of research and its transformations through time. As a result, it was possible to perceive that the educational universe, especially with regard to Early Childhood Education, underwent great changes. The child gained prominence in the curriculum of the stage and the conceptions that underlie the practices were renumbered so that the space of the education of the child stopped being merely assistencialista to incorporate, much more than an educational position, an educative culture. The current curricular documents of the researched context, show great concern with the reflexive formation of professionals and the collective construction of the curriculum. In this new scenario, infants and children are considered protagonists of their learning and the teacher has the role of mediator and facilitator of this process where learning takes place through experiences, experiences and interactions privileging the playful. This study aims to contribute to the search for new paths in early childhood education, providing indications of how pedagogical practice can, in an innovative way, be delineated to incorporate emerging conceptions of the new curricular documents of the São Paulo Municipal Education Department
Palavras-chave: Educação de crianças - Currículos
Educação e Estado - São Paulo (cidade)
Prática de ensino
Early childhood education - Curricula
Education and State - São Paulo (Brazil)
Student teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Paulino, Regiane. Educação Infantil e currículo: conceitos e fazeres pedagógicos na Rede Municipal de Educação de São Paulo. 2018. 84 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/21819
Data do documento: 28-Set-2018
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Regiane Paulino.pdf912,79 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.