REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/20760
Tipo: Tese
Título: O compromisso social da psicologia: um estudo sobre o desenvolvimento de um projeto crítico
Autor(es): Santos, Luane Neves
Primeiro Orientador: Bock, Ana Mercês Bahia
Resumo: O presente trabalho apresenta-se como um estudo historiográfico que tem por objetivo analisar o compromisso social da psicologia brasileira sob a ótica do desenvolvimento desse projeto profissional, entendido como um projeto crítico. A escrita historiográfica baseou-se no materialismo histórico dialético como perspectiva para a produção da leitura histórica, incluindo as categorias propostas por Antonio Gramsci: intelectuais orgânicos, relações de força e hegemonia. Os documentos analisados foram reunidos a partir de revisão de literatura, incluindo artigos, livros, dissertações, teses e do mapeamento de eventos da área da psicologia como as Mostras Nacionais de Práticas e as edições do Congresso Nacional da Psicologia, produzidos pelo Sistema Conselhos. Os projetos profissionais expressam princípios de projetos societários e podem ser construídos por qualquer categoria a partir de uma imagem ideal sobre si mesma e do efeito que deseja produzir no mundo. Como projeto profissional, o compromisso social apresenta três dimensões dialeticamente imbricadas: é, ao mesmo tempo, a condição do projeto, por fornecer a base filosófica no sentido de uma ideologia orgânica aos interesses das classes trabalhadoras evidenciando o alinhamento a um projeto societário alternativo à ordem capitalista; um elemento do projeto, sua face pública, quando se apresenta como um lema subsidiado pelas entidades representativas; e a designação ampla do projeto, agregadora de diferentes estratégias políticas para a consolidação dessa perspectiva. O compromisso social indica a perspectiva crítica como postura transversal aos diferentes atores e momentos históricos: inicialmente, uma crítica ao tipo de população atendida e ao local de trabalho; posteriormente aos instrumentos, modelos teóricos e métodos utilizados; e mais recentemente, na discussão sobre a viabilidade e os riscos colocados pela sua adoção como projeto na psicologia. A constituição do percurso histórico do compromisso social possibilitou-nos concluir que ele pretende contribuir para a transformação da sociedade e, em seu desenvolvimento, transforma substancialmente a psicologia
Abstract: This work is a historiographical study developed with the aim of analyzing the social commitment of Brazilian psychology in the light of its development and understood as a critical project. The historiographical writing was based on dialectical historical materialism as a perspective for the production of historical reading, including the categories proposed by Antonio Gramsci: organic intellectuals, relations of force and hegemony. The documents analyzed in this work were gathered from literature review, including articles, books, dissertations, theses as well as from the mapping of events of the area of psychology such as the Mostras Nacionais de Práticas (National Exhibits of Practices) and editions of the Congresso Nacional da Psicologia (National Congress of Psychology), produced by Sistema Conselhos. Professional projects express principles of society projects and can be constructed by any category from an ideal image about itself and the effect it wishes to produce in the world. As a professional project, social commitment presents three dialectically interwoven dimensions: it is at the same time the condition of the project by providing the philosophical base in the sense of an organic ideology to the interests of the working classes, evidencing the alignment to a society project, as an alternative to the capitalist order; an element of the project, its public face, when it presents itself as a motto subsidized by the representative entities; and the broad designation of the project, which aggregates different political strategies to consolidate this perspective. Social commitment indicates the critical perspective as transversal stance to different personages and historical moments: initially, criticism towards type of population served and workplace; subsequently, towards instruments, theoretical models and methods used; and most recently in the discussion of the feasibility and risks taken by its adoption as a project in psychology. The constitution of the historical course of social commitment enabled us to conclude that this project intends to contribute to the transformation of society and, in its development, substantially transforms psychology
Palavras-chave: Psicologia - Aspectos sociais
Compromisso (Psicologia)
Psicólogos - Ética profissional
Psychology - Social aspects
Commitment (Psychology)
Psychologists - Professional ethics
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Citação: Santos, Luane Neves. O compromisso social da psicologia: um estudo sobre o desenvolvimento de um projeto crítico. 2017. 268 f. Tese (Doutorado em Educação: Psicologia da Educação) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/20760
Data do documento: 12-Dez-2017
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luane Neves Santos.pdf2,12 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.