REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/20166
Tipo: Tese
Título: Barthes, fotografia, haikai: a isenção do sentido
Autor(es): Bueno, Iury Carlos
Primeiro Orientador: Motta, Leda Tenorio da
Resumo: A presente pesquisa é dedicada a uma reflexão sobre as relações possíveis entre fotografia e haikai na obra de Roland Barthes, abarcando aquelas obras do autor suscetíveis de ilustrá-las a saber: O Império dos Signos (1970), O Neutro (1977- 1978), A Preparação do Romance (1978-1979) e A Câmara Clara (1980). Mais especificamente, enfocaremos o conceito de “punctum” à luz das insistentes notas sobre a instantaneidade do haikai que se disseminam no texto barthesiano, propondo um nexo entre a literatura e a imagem. Formulamos a hipótese de que o “punctum” é a última manifestação do “grau zero” ou do “neutro”, entendidos como reduto problemático do sentido que escapa ao paradigma do significado. O corpus principal da pesquisa compreende os textos barthesianos em que surpreendemos a referida intersecção e reuniões. Os referenciais teóricos envolvem um estado da arte dos estudos barthesianos (Calvet, Marty, Batchen e entre nós Motta, Perrone- Moisés), os mais relevantes trabalhos sobre fotografia (Dubois, Soulages, Rouillé, Frade, Sontag) e estudos abalizados sobre o haikai (Blyth, Paz, Herrigel, Keene, e entre nós Franchetti, Leminski, Verçosa, Campos)
Abstract: The present research is dedicated to a reflection on the possible relations between photography and haikai in the work of Roland Barthes, including those works of the author that can illustrate them: The Empire of Signs (1970), The Neutral (1977-1978), The Preparation of Romance (1978-1979) and Camera Lucida (1980). More specifically, we will focus on the concept of "punctum" in the light of the insistent notes on the instantaneousness of haiku that are disseminated in the barthesian text, proposing a nexus between literature and image. We hypothesize that "punctum" is the last manifestation of "zero degree" or "neutral", understood as a problematic stronghold of meaning that escapes the paradigm of meaning. The main corpus of the research comprises the barthesian texts in which we astonish said intersection and meetings. The theoretical references involve a state of the art of barthesian studies (Calvet, Marty, Batchen and among us Motta, Perrone-Moisés), the most relevant works on photography (Dubois, Soulages, Rouillé, Frade, Sontag) and studies on haiku (Blyth, Paz, Herrigel, Keene, and among us Franchetti, Leminski, Verçosa, Campos)
Palavras-chave: Barthes, Roland [1915-1980] - Crítica e interpretação
Fotografia
Haicai
Photography
Haikai
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
Citação: Bueno, Iury Carlos. Barthes, fotografia, haikai: a isenção do sentido. 2017. 227 f. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/20166
Data do documento: 9-Jun-2017
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Iury Carlos Bueno.pdf1,61 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.