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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/20166
Tipo: | Tese |
Título: | Barthes, fotografia, haikai: a isenção do sentido |
Autor(es): | Bueno, Iury Carlos |
Primeiro Orientador: | Motta, Leda Tenorio da |
Resumo: | A presente pesquisa é dedicada a uma reflexão sobre as relações possíveis entre fotografia e haikai na obra de Roland Barthes, abarcando aquelas obras do autor suscetíveis de ilustrá-las a saber: O Império dos Signos (1970), O Neutro (1977- 1978), A Preparação do Romance (1978-1979) e A Câmara Clara (1980). Mais especificamente, enfocaremos o conceito de “punctum” à luz das insistentes notas sobre a instantaneidade do haikai que se disseminam no texto barthesiano, propondo um nexo entre a literatura e a imagem. Formulamos a hipótese de que o “punctum” é a última manifestação do “grau zero” ou do “neutro”, entendidos como reduto problemático do sentido que escapa ao paradigma do significado. O corpus principal da pesquisa compreende os textos barthesianos em que surpreendemos a referida intersecção e reuniões. Os referenciais teóricos envolvem um estado da arte dos estudos barthesianos (Calvet, Marty, Batchen e entre nós Motta, Perrone- Moisés), os mais relevantes trabalhos sobre fotografia (Dubois, Soulages, Rouillé, Frade, Sontag) e estudos abalizados sobre o haikai (Blyth, Paz, Herrigel, Keene, e entre nós Franchetti, Leminski, Verçosa, Campos) |
Abstract: | The present research is dedicated to a reflection on the possible relations between photography and haikai in the work of Roland Barthes, including those works of the author that can illustrate them: The Empire of Signs (1970), The Neutral (1977-1978), The Preparation of Romance (1978-1979) and Camera Lucida (1980). More specifically, we will focus on the concept of "punctum" in the light of the insistent notes on the instantaneousness of haiku that are disseminated in the barthesian text, proposing a nexus between literature and image. We hypothesize that "punctum" is the last manifestation of "zero degree" or "neutral", understood as a problematic stronghold of meaning that escapes the paradigm of meaning. The main corpus of the research comprises the barthesian texts in which we astonish said intersection and meetings. The theoretical references involve a state of the art of barthesian studies (Calvet, Marty, Batchen and among us Motta, Perrone-Moisés), the most relevant works on photography (Dubois, Soulages, Rouillé, Frade, Sontag) and studies on haiku (Blyth, Paz, Herrigel, Keene, and among us Franchetti, Leminski, Verçosa, Campos) |
Palavras-chave: | Barthes, Roland [1915-1980] - Crítica e interpretação Fotografia Haicai Photography Haikai |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica |
Citação: | Bueno, Iury Carlos. Barthes, fotografia, haikai: a isenção do sentido. 2017. 227 f. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/20166 |
Data do documento: | 9-Jun-2017 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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