???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18879
Tipo do documento: Dissertação
Título: O papel das normas de gosto como chave interpretativa para compreender fenômenos de escolha no mercado de food service
Autor: Larraín, Joaquín Ignacio Jiménez 
Primeiro orientador: Carvalho, Mônica de
Resumo: Esta pesquisa busca identificar, por meio do consumo no mercado de alimentação fora do lar, como se distribuem as escolhas dos consumidores entre a tipologia definida por aqueles que fazem a oferta dos serviços e se estas escolhas revelam, de um lado, habitus de classe, e, de outro, manifestam expectativas de distinção social. Partindo do pressuposto de que o ato de comer fora de casa revela um costume, como analisado por Max Weber, ou um gosto, como descrito por Talcott Parsons, ou um habitus, como definido por Pierre Bourdieu, trata-se de identificá-lo como um ritual capaz de emprestar carisma à classe social que o pratica (Weber, Parsons)
Abstract: This study aims to identify, through consumption in the food service market, how people choose among the different restaurant offers and if this choices reveal, on one front, habitus of class, and, on another, if they manifest expectations of social distinction. Starting with the assumption that eating out reveals a costume, as analyzed by Max Weber, or taste, as described by Talcott Parsons, or a habitus, as defined by Pierre Bourdieu, is about identifying it as a ritual that is able to lend charisma to the social class that practices it (Weber, Parsons)
Palavras-chave: Sociologia do gosto
Sociologia do consumo
Habitus
Sociology of taste
Sociology of consumption
Charisma
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Faculdade de Ciências Sociais
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais
Citação: Larraín, Joaquín Ignacio Jiménez. O papel das normas de gosto como chave interpretativa para compreender fenômenos de escolha no mercado de food service. 2016. 144 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18879
Data de defesa: 21-Mar-2016
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Joaquín Ignacio Jiménez Larraín.pdf3,65 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.