???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18474
Tipo do documento: Dissertação
Título: Significado atribuído às relações "chegar antes de" e "não chegar depois de" por alunos do Ensino Médio
Autor: Martinelli, Luciane 
Primeiro orientador: Maranhão, Maria Cristina Souza de Albuquerque
Resumo: O presente estudo se propôs a investigar se alunos do Ensino Médio, de uma escola da rede particular de São Bernardo do Campo atribuem sentido restrito às relações chegar antes de e não chegar depois de e, em caso positivo, se alunos da 1ª série, da mesma escola, podem ter estes significados ampliados como resultado de um processo de intervenção didática. Primeiramente aplicamos um diagnóstico e os resultados obtidos permitiram concluir que os alunos investigados atribuem significado restrito às relações mencionadas, na resolução de problemas. Em segundo, elaboramos para os alunos da 1ª série, uma Engenharia Didática, utilizando como referencial teórico a dialética ferramenta-objeto, de Douady. Analisando os dados, concluímos que houve uma evolução do conhecimento dos alunos resultante do processo de intervenção didática utilizado na pesquisa
Abstract: This study aims to investigate if the students of High School, from a private school in São Bernardo Campo, atribute restricted significance to the relations arriving before and not arriving before and, in positive case, if the students of the 1 st grade from the same school can have these meanings amplified as a result of a process of didactic intervention. Firstly we applied a diagnosis and the achieved results led to the conclusion that the students of High School atribute restricted significance to the relations mentioned, in the resolution of problems. Secondly, we elaborated, for the students of the 1 st grade, a Didactic Engineering, using as theoretical reference the dialectic object-tool of Douady. Analysing the data we concluded that there was an evolution in the knowledge of the students which was a result of the process of the didactic intervention used in the research
Palavras-chave: Ensino médio
Relations
Relations of order
Resolution of problems
High school
Educação matemática
Relações
Matematica: Educacao matematica
Matematica -- Estudo e ensino
Relacao de ordem
Resolucao de problemas
Ensino medio
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Citação: Martinelli, Luciane. Significado atribuído às relações "chegar antes de" e "não chegar depois de" por alunos do Ensino Médio. 2004. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18474
Data de defesa: 13-Aug-2004
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertacao_luciane_martinelli.pdf881,56 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.