REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/18474
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMartinelli, Luciane-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771656D4por
dc.contributor.advisor1Maranhão, Maria Cristina Souza de Albuquerque-
dc.date.accessioned2016-04-29T14:32:22Z-
dc.date.available2008-02-29-
dc.date.issued2004-08-13-
dc.identifier.citationMartinelli, Luciane. Significado atribuído às relações "chegar antes de" e "não chegar depois de" por alunos do Ensino Médio. 2004. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/18474-
dc.description.resumoO presente estudo se propôs a investigar se alunos do Ensino Médio, de uma escola da rede particular de São Bernardo do Campo atribuem sentido restrito às relações chegar antes de e não chegar depois de e, em caso positivo, se alunos da 1ª série, da mesma escola, podem ter estes significados ampliados como resultado de um processo de intervenção didática. Primeiramente aplicamos um diagnóstico e os resultados obtidos permitiram concluir que os alunos investigados atribuem significado restrito às relações mencionadas, na resolução de problemas. Em segundo, elaboramos para os alunos da 1ª série, uma Engenharia Didática, utilizando como referencial teórico a dialética ferramenta-objeto, de Douady. Analisando os dados, concluímos que houve uma evolução do conhecimento dos alunos resultante do processo de intervenção didática utilizado na pesquisapor
dc.description.abstractThis study aims to investigate if the students of High School, from a private school in São Bernardo Campo, atribute restricted significance to the relations arriving before and not arriving before and, in positive case, if the students of the 1 st grade from the same school can have these meanings amplified as a result of a process of didactic intervention. Firstly we applied a diagnosis and the achieved results led to the conclusion that the students of High School atribute restricted significance to the relations mentioned, in the resolution of problems. Secondly, we elaborated, for the students of the 1 st grade, a Didactic Engineering, using as theoretical reference the dialectic object-tool of Douady. Analysing the data we concluded that there was an evolution in the knowledge of the students which was a result of the process of the didactic intervention used in the researcheng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/35271/dissertacao_luciane_martinelli.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectRelationseng
dc.subjectRelations of ordereng
dc.subjectResolution of problemseng
dc.subjectHigh schooleng
dc.subjectEducação matemáticapor
dc.subjectRelaçõespor
dc.subjectMatematica: Educacao matematicapor
dc.subjectMatematica -- Estudo e ensinopor
dc.subjectRelacao de ordempor
dc.subjectResolucao de problemaspor
dc.subjectEnsino mediopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleSignificado atribuído às relações "chegar antes de" e "não chegar depois de" por alunos do Ensino Médiopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_luciane_martinelli.pdf881,56 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.