???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18472
Tipo do documento: Dissertação
Título: Álgebra na Educação Básica: as múltiplas sinalizações do que se espera que devem saber os alunos
Autor: Jamal, Roberto Miguel El
Primeiro orientador: Pires, Celia Maria Carolino
Resumo: O presente trabalho procura investigar algumas das sinalizações do que se espera que devem saber os alunos sobre Álgebra, ao final do Ensino Médio, pretendendo assim contribuir para a reflexão sobre o ensino de Álgebra na Educação Básica. Analisa e compara orientações de novas propostas curriculares, questões de alguns vestibulares e do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, que orientam projetos de ensino nas escolas de nível médio. Por meio de pesquisa bibliográfica e documental, busca identificar orientações constantes em documentos oficiais para o ensino da Álgebra, programas de Álgebra presentes em vestibulares como a FUVEST, VUNESP, a UNICAMP e também do ENEM. Estudamos questões dessas avaliações, nas edições de 2001 a 2003, destacando os aspectos mais valorizados
Abstract: This work seeks to investigate some of the signs about what is expected from the students knowledge of Algebra by the end of their high school term. It intends to contribute for the reflection about the teaching of Algebra during the basic education in Brazil. This work analyses and compares guidelines and new curricular proposals, questions of some university admitance exams and the National Examination for High School (ENEM), which orient teaching projects in schools. Through a bibliographic and documental research, this work aims to identify permanent guidelines in official documents for the teaching of Algebra, syllabuses of Algebra present in examinations as FUVEST, VUNESP, UNICAMP and also ENEM (the abbreviations stand for Brazilian public universities). We have studied items of these examinations from 2001 to 2003, highlighting the most valuable aspects
Palavras-chave: Álgebra no Ensino Médio
Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
Competências
Saberes valorizados
Educação Básica
Álgebra
Algebra in High School
High School National Exame (ENEM)
Competence
Valuable knowledge
Basic Education
Algebra
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Citação: Jamal, Roberto Miguel El. Álgebra na Educação Básica: as múltiplas sinalizações do que se espera que devem saber os alunos. 2004. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18472
Data de defesa: 15-Oct-2004
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertacao_roberto_miguel_jamal.pdf1,43 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.